26 março, 2007

Divulgação Taurina

A Herdade da Fonte Boa em Évora vai ser palco de uma Festa de Campo dia 07 de Abril de 2007.

11h00 Acosso e derriba com a presença de garrochistas portugueses e espanhois.
12h30 Almoço.
14h00 Entrada de gado bravo com campinos e cabrestos.
14h15 Toureio a cavalo e treino de forcados.
15h00 Toureio a pé.

A Entrada é Livre!!!
Um dia de campo diferente e inesquecivel.

23 março, 2007

Tertulianos de Parabéns!

Pois é, como a malta gosta é de jantaradas, hoje temos mais uma!!!
Hoje o dia é dedicado a dois tertulianos, são eles João Batalha e Carlos Rodrigues que festejam connosco os seus aniversários.
O João é um dos mais jovens elementos desta tertulia, faz hoje 11 aninhos!!! Esperemos que venha a ser um grande aficionado e contamos com esta juventude para levar o nome da Casta Pura para a frente... afinal eles são os Homens de amanhã!!!
O Carlos, já faz mais uns aninhos... não interessa quantos, porque a partir de uma certa idade... esses pormenores já não contam. É um amigo como há poucos, temos um orgulho imenso em tê-lo como um dos membros efectivos desta tertulia... Parabéns Carlinhos!!!

A tertúlia Casta Pura deseja-lhes muitas felicidades, e que contem muitos mais anos a festejar connosco!!!!!!

Divulgação Equestre

O Concelho de Alcochete centra-se na afirmação das colectividades ligadas à música e ao desporto, nas tradições de cariz ribatejano de exaltação do cavalo, do touro e do campino, assim como nas festividades religiosas.

É neste contexto que nasce a Feira do Cavalo de Alcochete, há já 14 anos, numa organização da Associação Equestre de Alcochete com o apoio da Câmara Municipal.
Não deixem por isso de visitar, de 10 a 13 de Maio, a XIV Feira do Cavalo, no espaço da antiga Fábrica do Alumínio, em Alcochete.
Há que apoiar as iniciativas que ajudam a manter viva a nossa cultura e as tradições Ribatejanas!!!
Em breve divulgaremos o programa.

21 março, 2007

Puyazos, por Raúl Caldeira

O orgulho que sentimos ao ler na Revista Novo Burladero deste mês, a crónica do Senhor Raúl Caldeira, distinto cronista desta revista, é inexplicável!!!

...
...
Aproveitamos assim para partilhar com todos os leitores as palavras do Senhor Raúl e enviar-lhe publicamente um grande abraço de apreço e amizade.

Saudações tertulianas!

19 março, 2007

Feira de Santarém Capital do Ribatejo

A Tertúlia Casta Pura, esteve presente na tenta pública que se realizou na Praça Celestino Graça onde assitiu à apresentação dos alunos das escolas de toureio de Almeirim e de Azambuja, quem sabe se estes alunos que vimos hoje não serão os nossos futuros matadores de amanhã.
No domingo à tarde, e talvez sendo mesmo esta a última corrida na Monumental Praça de Santarém tivemos os cavaleiros Rui Salvador, José Manuel Duarte e Vitor Ribeiro com as pegas a cabo do Grupo de Santarem. Assistimos assim a uma Praça cheia, com uma completa moldura humana que deixa qualquer um orgulhoso de ser aficionado!!!

18 março, 2007

30 Anos de Alternativa...


Nome: Manuel Jorge Martins de Oliveira
Alternativa: Campo Pequeno, 2 de Junho de 1977
Padrinho: José João Zoio
No passado dia 17 de Março a Tertúlia Casta Pura homenageou Manuel Jorge de Oliveira!!!
Ele que cumpre no próximo mês de Junho 30 anos de alternativa, é o cavaleiro da nossa terra e foi sem duvida, uma das grandes figuras da nossa Festa Brava.
Foi um serão muito agradável, que nos deu a todos a possibilidade de ficar um pouco mais ricos com algumas das histórias que nos contou deste seu percurso pela tauromaquia que, como poderão calcular, é repleto de histórias e ocasiões inesquecíveis.
Obrigada Manuel pela tua disponibilidade, pela tua simpatia e por tudo aquilo que deste à Festa dos Toiros durante todos estes anos.
Bem Hajas!!!

15 março, 2007

Divulgação Taurina

"A tradição já não é o que era, é muito melhor"

Feira de Santarém Capital do Ribatejo - Comemorações do Feriado Municipal - 2007

É sob este mote que Santarém, capital do nosso Ribatejo, vai levar a cabo uma feira entre os dias 16/03/2007 e 19/03/2007.

Este certame vai-se desenrolar não só no antigo Campo da Feira, como também pelas freguesias do Concelho de Santarém, com touros e picarias, desfiles de campinos, concertos, tasquinhas (que se pretende, reproduzam fielmente as tabernas tipicas ribatejanas), fado, artesanato, desporto, teatro, uma dia dedicado aos mais novos...

Serão Taurino

Sábado, 17 de Março, teremos na Tertúlia Casta Pura como convidado especial o Cavaleiro Tauromáquico Manuel Jorge de Oliveira que completa este ano 30 anos de alternativa, o moderador deste serão será José Julio Batalha, ele que para alem de bom amigo do Manuel, também já foi seu apoderado.

A intenção desta tertúlia nestes serões é elevar e homenagear bem alto todos aqueles que de uma maneira ou de outra fizeram alguma coisa pelo mundo dos toiros. Dentro em breve anunciaremos quem será o senhor que se segue.

11 março, 2007

Treino dos Forcados de Azambuja


Treino do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja a 11/03/2007.
Foi um bom treino , onde se encontrou um grupo bastante confiante e cheio de vontade de andar para a frente.
...
Alguns dos elementos da tertúlia Casta Pura estiveram presentes a assistir ao treino, mas é de salientar a presença de dois dos elementos, Alexandre Almeida e António José Matos que tiveram uma parte activa como bandarilheiros colaborando assim com o grupo de forcados neste treino.

Aniversário dos Forcados de V.F.X.

A formação do grupo deu-se em de 1932, e, este ano que comemoram as bodas de diamante, resta-nos dizer que 75 anos na vida de um grupo são muitos anos. São muitos anos na arte de bem pegar toiros, em que a raça e a valentia são lema, muitos forcados com o risco da sua própria vida têm levado a toda a parte o nome de Vila Franca de Xira.

A tertúlia Casta Pura, felicita o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira pelos seus 75 anos.

09 março, 2007

Divulgação Taurina

A Associação Cultural "A Poisada do Campino" vai realizar a festa do seu 18º aniversário.
No dia 18 de Março de 2007, pelas 10h00, haverá um apontamento taurino na Praça de Toiros de Azambuja.
Serão lidadas duas reses por alunos da Escola de Toureio de Azambuja e outras duas pelo Cavaleiro Paulo d'Azambuja, as pegas serão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja.
As entradas são livres.

Não faltes, apoia a Festa Brava!!!

08 março, 2007

Praça de Toiros do Cartaxo


A Praça de Toiros do Cartaxo será dirigida nas duas próximas temporadas pelo empresário e aficionado Eng. José Gomes da Silva.
Ao que se consta está prevista a realização mínima de três corridas por ano - Festa do Vinho (Maio), Festa das Vindimas (Setembro) e da Feira dos Santos (Novembro).
Soubemos também que está já montada a primeira Corrida de Toiros a realizar no dia 1 de Maio por ocasião da Festa do Vinho.
Esperamos sinceramente que seja desta feita que devolvam aos aficionados a possibilidade de ir ver toiros à centenária praça do Cartaxo!!!

05 março, 2007

V Feria Iberica del Toro (Olivenza)

A tertulia Casta Pura fez-se representar por alguns dos seus elementos nesta V Feria Iberica del Toro.
Olivenza ao longo dos anos ganhou um prestigio invejável, no que toca a feiras de pueblos. Deve ser a única em Espanha que consegue aprensentar 3 corridas de seguida com quase todos os monstros consagrados da tauromaquia espanhola. E isto, repetindo-se há já longos anos, não é uma situação casual. Olivenza serve também para os matadores aquecerem os motores, para as feiras importantes que vêm logo a seguir, Castellon e Valencia.

Deixamos aqui os resultados do que foram os 3 festejos:
Sábado, 3 - Toros de Daniel Ruiz, onde só se aproveitou o 4.º da ordem. El Juli, silencio e orelha; José María Manzanares, ovação e orelha; Miguel Ángel Perera, orelha e aplausos.
Domingo, 4, 12h00 - Toros de Zalduendo, no geral, cumpriram. Enrique Ponce, orelha e duas orelhas; Morante de la Puebla, orelha e divisão de opiniões; Alejandro Talavante, duas orelhas e orelha.
Domingo, 4, 17h30 - Debaixo de uma grande tormenta toros de Nuñez de Cuvillo, que cumpriram. Ortega Cano, silencio e orelha; Enrique Ponce, silencio e ovação; Antonio Ferrera, orelha e orelha.
De salientar que os 3 espectáculos estiveram esgotados.

01 março, 2007

Divulgação Taurina

A Escola de Toureio de Azambuja procura novos toureiros a pé.

Se tens mais de 10 anos e menos de 24, se a aficion faz parte da tua vida, tendo frequentado ou não escolas de toureio, aparece na praça de toiros de Azambuja.
...
As aulas de salão serão nos dias 3, 10 e 17 de março pelas 14:30h.
No dia 18 de Março pelas 10:00h, haverá uma aula prática para pôr à prova os novos talentos.
Aparece, apoia a festa brava!!!