31 outubro, 2007

Divulgação Taurina

CARTAXO, 01 de NOVEMBRO
Tradicional Corrida da Feira dos Santos
...
Para lidar um curro de toiros de Mª Guiomar Cortes Moura estarão em praça os cavaleiros:
...
- António Ribeiro Telles
- João Salgueiro
- António Brito Paes
...
As pegas serão a cargo dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, Coruche e Aposento da Chamusca.
...
...
A não perder a corrida de fecho oficial da temporada 2007!

Divulgação Equestre

Está aí a Feira da Golegã... aqui fica o programa






Serão Taurino

Quarta-feira, 31 de Outubro, teremos na Tertúlia Casta Pura como convidada especial a cavaleira tauromáquica ANA BATISTA, o moderador do serão será o crítico Francisco Morgado.
..
A Tertúlia com estes serões tenta homenagear todos aqueles que têm contribuido com a sua arte e o seu saber para a festa dos Toiros .
...
Dentro em breve anunciaremos quem será o senhor que se segue.

29 outubro, 2007

Corrida Azambuja (27/10/2007)




22 outubro, 2007

Divulgação Taurina

AZAMBUJA

27 de Outubro 2007, pelas 15h30
FESTIVAL TAURINO
em comemoração do 40º aniversário
do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja
Para lidar Novilhos-Toiros de diversas ganadarias, estarão em praça os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte, Ana Batista, Gilberto Filipe e o praticante Marcos Tenório. Haverá ainda um novilho para Lidar a pé pelo novilheiro Manuel Dias Gomes.
Em tarde de comemoração ir-se-ão fardar antigos e actuais forcados do Grupo de Azambuja que pegam em solitário esta corrida.
...
Depois do espectáculo seguir-se-á um jantar de confraternização e uns fadinhos entre os intervenientes na corrida bem como demais aficionados que se queiram juntar. Para isso deverão efectuar a sua inscrição através do telefone: 916.926.069.

Divulgação Taurina

ENTREGA DE TROFÉUS 2007
TERTÚLIA TAUROMÁQUICA SOBRALENSE
Dia 31 de Outubro de 2007
...
A Direcção da Tertúlia decidiu outorgar os seguintes prémios:
...
Prémios Prestígio
–Luis Miguel da Veiga
- Ricardo Chibanga.
Galardões de Destaque
- “Arte e Emoção”
- “Á procura de novos toureiros”
- Ganadaria Palha.
Triunfadores da Temporada 2007 em Sobral
- Ganadaria dos Herds. De Conde Cabral
- Cavaleiro Luis Rouxinol
- Grupo de Forcados Amadores de Montemor
PROGRAMA
19H00 – Recepção aos convidados na Sede da Tertúlia
19H30 – Abertura e Recepção no Espaço Sem Horas
20H00 – Início do Jantar
- Menu: entradas, sopa de peixe ou legumes, carne de porco à alentejana com migas. Vinhos, sumos, águas. Fruta ou doce. Café e digestivos.
21h15 – Exibição do Filme de Francisco Rocha sobre a I Semana Taurina e Cultural
22h00 – 1ª. Actuação dos consagrados fadistas Teresa Tapadas e João Chora
22h30 – Entrega de prémios
23h15 – 2ª. Actuação dos consagrados fadistas Teresa Tapadas e João Chora
00h00 – Encerramento das celebrações
A Direcção da Tertúlia Tauromáquica Sobralense agradece a todos os que colaboraram durante este ano nas suas iniciativas, bem assim como a TODOS quantos tornaram possíveis estes 10 anos de história e de Tertúlia.
Para este aniversário, agradecemos especialmente as colaborações da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, da gerência do Espaço Sem Horas, do cineasta Francisco Rocha, da Santa Casa da Misericórdia, e aos que aceitaram o nosso convite para estar presentes, valorizando a nossa iniciativa.

19 outubro, 2007

Almoço na Tertúlia Lusitana

Foi um almoço entre colegas de trabalho, para assinalar a data do seu aniversário, e sendo ele um homem do Ribatejo não poderia faltar a aficion na festa.
O "Luis" proporcionou magnificas faenas, de realçar também foi a entrada na tertúlia onde bancos, cadeiras e sofás andaram em pleno reboliço...

Tertuliano de Parabéns

Hoje o nosso querido amigo Antóno José Matos faz anos!

Um verdadeiro Homem do Ribatejo, bom aficionado e melhor amigo!!!

E... com muita admiração e estima, aqui fica prestada a nossa singela homenagem e o nosso sincero voto de MUITOS PARABÉNS!

Campo Pequeno (18/10/2007)

Bom espectáculo no Campo Pequeno com todos os intervenientes, quer cavaleiros quer forcados, a demonstrarem vontade de estar bem e empenhados, agradando ao público.
A participação dos aficionados em prol da solidariedade ficou um pouco àquem das espectativas mas que de qualquer forma foi louvável, com cerca de 1/2 casa preenchida.

15 outubro, 2007

Divulgação Taurina

Campo Pequeno dia 18 de Outubro de 2007
...
1º GRANDE FESTIVAL TAURINO EM FAVOR DA DEFICIÊNCIA
O 1º grande festival taurino em favor da deficiência realiza-se dia 18, no Campo Pequeno, revertendo o seu lucro para o apoio às modalidades de equitação adaptada, hipoterapia e equitação terapêutica.
Estas modalidades, destinadas a praticantes portadores de graus diversos de deficiência física, estão enquadradas na Associação Portuguesa de Dressage.
Actuam os cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Ana Batista, Manuel Ribeiro Telles Bastos e o praticante Marcos Tenório Bastinhas.
Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa, Évora e Aposento da moita. Serão lidados seis novilhos a sortear de entre as seguintes oito ganadarias: Prudêncio, Vinhas, Manuel Veiga, Passanha, Paulo Caetano, Manuel Coimbra, Romão Tenório e Vila Galé.

13 outubro, 2007

Garraiada GFA V. F. Xira (13/10/2007)

Foi cumprida a tradição com a XII Garraiada dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira no passado dia 13, em que este Grupo trocou as jaquetas e os barretes por capotes, muletas e até burros passando a desempenhar os papéis de outros intervenientes na festa brava.
O Grupo gozou nesta tarde de verdadeiros momentos hilariantes contagiando todo o público que acorreu à Palha Blanco para assitir ao espectáculo, e os Olés foram substituídos por sinceras gargalhadas vindas das bancadas da centenária praça… as imagens falam por si!
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

11 outubro, 2007

Espectáculo Taurino V. F. Xira (10/10/2007)

No passado dia 10 foi organizada uma exibição dos alunos da Escola de Toureio José Falcão em que a centenária praça Palha Blaco, localizada em Vila Franca de Xira, abriu gratuitamente as suas portas que todos pudessem assitir.
Muitos foram os jovens que pegaram em capotes e muletas mostrando como irá ser o futuro da Arte de Montes pelo nosso país.
Esperamos que sigam o sonho com toda a garra e a vontade que é necessária nesta bonita profissão!!!

10 outubro, 2007

Corrida V. F. Xira (09/10/2007)

Anunciado concurso de ganadarias para a tradicional terça-feira nocturna na centenária Palha Blanco em Vila Franca de Xira. Em praça para lidar os quatreños das ganadarias José Samuel Lupi, Vinhas, Lopo de Carvalho, S. Torcato e Luís Rocha estiveram os cavaleiros João Salgueiro, Leonardo Hernandez e o praticante João Telles Jr.
Valeu nesta noite o empenho dos cavaleiros frente a 6 mansos que desluziram as actuações daquele que poderia ter sido um bom espectáculo de toiros assim houvesse matéria prima para brilhar.
Mais uma vez os Amadores de Vila Franca de Xira marcaram bem a sua presença consumando todas as pegas com distinção, concluindo assim com nota claramente positiva esta verdadeira "maratona" de pegar os 14 toiros lidados durante as corridas da Feira de Outubro.
...
Texto: Sandra Batalha, Fotos: Pedro Cardoso

07 outubro, 2007

Corrida V. F. Xira (07/10/2007)

O segundo espectáculo na Palha Blanco, onde se lidou um curro da ganadaria Vinhas com 4 anos de idade, bem apresentados e que deram de um modo geral bom jogo nesta tarde, decorreu sob a maestria de António Telles e onde se registou um franco triunfo do jovem de Vila Franca e feito toureiro na Escola José Falcão, António João ferreira “Tojó”. De terras de nuestros hermanos veio Salvador Veja que foi uma verdadeira desilusão, com duas lides de pouco sabor.
Em bom plano também estiveram mais uma vez os Amadores de Vila Franca de Xira a quem coube a tarefa de pegar os lidados a cavalo por António Telles.

06 outubro, 2007

Corrida V. F. Xira (05/10/2007)

No dia 5 de Outubro, pelas 17h, abriu oficialmente a Feira Taurina na Centenária Praça Palha Blanco com a I Grande Corrida da Virtude, comemorativa do 75º aniversário da fundação do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, esta que foi antecedida por uma bonita apresentação da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Perante uma moldura humana que reencheu perto de ¾ das bancadas, lidaram-se toiros da Ganadaria Pinto Barreiros e estiveram em praça os cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Manuel Caetano e os praticantes Manuel Lupi e Francisco Palha, neste que se veio a revelar um agradável espectáculo de toiros.
Os rapazes que com muita honra envergam as jaquetas do Grupo de Forcados de Vila Franca de Xira, capitaneados por Vasco Dotti, fardaram nesta tarde antigos e actuais elementos, perfazendo um bonito quadro durante as cortesias, com o ruedo cheio de jovens e menos jovens que, juntamente com todos aqueles que foram à Palha Blanco nesse dia, comemoraram os 75 anos da fundação do Grupo.
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

05 outubro, 2007

Campo Pequeno (04/10/2007)

Para a noite de 04 de Outubro em que a Catedral Lisboeta encerra o abono, o slogan foi “Duas dinastias – duas gerações em competição” e de facto assim foi.
Mouras e Telles num duelo em que deram o tudo por tudo não querendo deixar os créditos por mãos alheias mas em que a dinastia Telles sobressaiu, acima de tudo na lide do que foi 4º protagonizada pelo praticante João Telles Jr.
Pela rapaziada que enverga a jaqueta de Vila Franca, capitaneados por Vasco Dotti, foram caras Pedro Castelo à 1ª numa pega sem dificuldade, Ricardo Patusco numa excelente pega também consumada ao primeiro intento e Ricardo Castelo que à semelhança dos anteriores rubrica também ele uma boa pega à primeira.Para os Amadores de Coruche, capitaneados por Amorim Ribeiro Lopes, a noite não foi tão sorridente, tendo sido solistas os forcados António Macedo a concretizar à primeira tentativa, Alberto Simões à terceira e Nuno Feijoca à segunda.

02 outubro, 2007

Divulgação Taurina

Campo Pequeno dia 27 de Setembro de 2007
...
Duas dinastias – duas gerações em competição
Moura e Ribeiro Telles, os dois apelidos mais importantes do toureio a cavalo na actualidade, confrontam-se directamente e pela primeira vez na sua história, no majestoso e incomparável cenário do Campo Pequeno, na corrida de encerramento do abono da temporada de 2007 no próximo dia 04 de Outubro pelas 22h.
Perante toiros de Francisco Romão Tenório, estarão em praça os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles, João Moura Jr. e João Telles Jr. Pegam os forcados de Vila Franca e Coruche.