20 julho, 2007

Campo Pequeno (19/07/2007)

Mais uma vez a Monumental Lisboeta abriu as portas, desta feita para acolher uma corrida com cartel diversificado na noite da alternativa do cavaleiro mexicano Gaston Santos, que foi também homenageado no curto intervalo da corrida.
Integraram o cartel juntamente com Gaston Santos, Joaquim Bastinhas que foi seu padrinho de alternativa e como testemunhas estiveram Ana Batista, Manuel Telles Bastos e ainda os praticantes Manuel Lupi e Duarte Pinto, frente a um curro de 6 toiros de Manuel Assunção Coimbra cujos pesos oscilaram entre os 506 e os 624 Kg, que se revelaram, contrariamente ao tipo que estamos habituados nesta ganadaria, de um modo geral mansos, à excepção do 2º e 4º da ordem.
Gaston Santos lidou o 1º da ordem, tendo andado bem na brega, bem ligado, mas frente a um toiro com comportamento estranho, cheio de sentido e escasso de forças. Cumpriu na cravagem comprida e na curta destaca-se o 3º ferro, no entanto sem o brilhantismo que um toiro colaborador concede a uma lide.
Joaquim Bastinhas, frente ao melhor toiro da noite, rubricou uma lide agradável, ao seu estilo, tendo cumprindo com a ferragem da ordem, rematando acertadamente as sortes e concluindo a sua actuação, como é seu apanágio, com o par de bandarilhas cravadas ligeiramente a sesgo.
A Ana Batista tocou o mais pesado do lote, um toiro sério e de pouca investida que obrigou a cavaleira a se entregar para cumprir com a cravagem. Esteve toureira, desenhando uma lide bastante correcta e com acerto na ferragem.
Manuel Telles Bastos, perante um “Coimbra” que se revelou colaborador, cravou a ferragem comprida e, apesar do toiro permitir um outro estilo de toureio, mais templado talvez, cumpriu nos curtos, bem colocados e agradando ao público presente.
Manuel Lupi desenhou uma lide agradável, ainda que tendo sofrido ligeiros toques nas montadas, mas cravando e rematando acertadamente as sortes.
Por último, esteve em praça Duarte Pinto numa lide que veio de menos a mais, terminando com 2 bons curtos a sua actuação.
Pelas jaquetas das ramagens foram caras pelo Grupo de Forcados Amadores do Montijo Ricardo Figueiredo à 6ª tentativa, Isidoro Cirne à 2ª com ajudas bem carregadas dobrando Élio Lopes este que veio a consumar depois a última pega da noite à 3ª dobrando Carlos Morais.
Pelo Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha foram caras Nuno Vinhais ao 3º intento, Francisco Rebelo de Andrade ao 1º sendo esta uma das melhores pegas da noite e Óscar Carvalho à 2ª tentativa.
Dirigiu com acerto a corrida, que contou com ½ casa forte, o Sr. Fernando Farinhas, acessorado pela Dr.ª Francisca Claudino.
Destaque para o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Sociedade Campo Pequeno, SA com a concretização das quintas-feiras taurinas, montando excelentes cartéis, diversificados e aliciantes para toda a afición, devolvendo à Catedral Lisboeta todo o glamour que ela merece.
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

Sem comentários: