27 julho, 2007

Campo Pequeno (26/07/2007)

Corrida de Triunfadores desluzida pela mansidão dos toiros de São Torcato.
Num cartel promissor em que constavam os nomes dos cavaleiros João Salgueiro, Salgueiro da Costa e na arte de montes os matadores José Luís Gonçalves e Eduardo Gallo. As pegas estiveram a cargo dos amadores de Montemor.
João Salgueiro viu-se impossibilitado de repetir triunfo, frente a um toiro escasso de investida e que cedo procurou tábuas. O Maestro de Valada fez valer a sua arte, cumprindo correctamente com a ferragem da ordem, mas não teve um oponente à altura, tendo o cavaleiro saído claramente por cima.
Destacou-se pela positiva a actuação de João Salgueiro da Costa que cumpriu na sua apresentação já como cavaleiro praticante na arena da catedral Lisboeta. Na ferragem comprida destaque para dois ferros com batida ao pitón contrário, sendo que na curta citou de largo, cumprindo com a cravagem. A sua lide foi dificultada pelo toiro que lhe coube em sorte, um hastado cheio de sentido e desinteressado, com a agravante de ter uma córnea anormalmente larga, o que claramente intimida as montadas. Ainda assim, o jovem praticante conseguiu encantar o público que assistia a esta corrida.
Pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor foram caras Pedro Freixo e José Maria Cortes com decisão, ambos à primeira. Destaque para a pega de José Maria Cortes que nunca saiu da cara do toiro apesar da inesperada "voltareta" que o toiro deu sobre si.
José Luís Gonçalves recebeu com bonitas verónicas o seu primeiro. Andou vistoso na muleta, numa série de naturais rematados com passes de peito. No quinto da ordem, destaque para séries de derechazos bem desenhados e alguns circulares.
Eduardo Gallo viu o seu labor dificultado perante um toiro que andou muito solto. No entanto o diestro de Salamanca aplicou-se e conseguiu sair por cima do seu oponente. No sexto da ordem, Gallo rubricou uma lide bem do agrado do público, recebendo bem o toiro e luzindo na muleta, toureando por ambos os pitóns.
Parece-me justo destacar a actuação dos nossos bandarilheiros portugueses que "deram cartas" frente aos espanhóis. Lamentavelmente temos assistido a fracas exibições de bandarilheiros espanhóis pelo menos no nosso país... valha-nes os nossos que andam a demonstrar muita arte.
A corrida foi dirigida sem incidentes pelo Sr. Júlio Gomes, acessorado pelo veterinário Dr. Patacho de Matos.
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi realmente uma pena os toiros não terem colaborado, mas mais uma grande noite de 5ªFeira, isso sem dúvidas!!!
Tenho dito!!!