09 julho, 2007

Corrida V. F. de Xira (08/07/2007)


Para lidar os 7 exemplares de Conde Cabral tivemos em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles e João Telles Jr, e, na arte de montes, o Maestro Victor Mendes e António João Ferreira. Pegaram os toiros lidados a cavalo o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.
Tarde quente, mas muito ventosa... durante a tradicional corrida por ocasião dos festejos dos 75 anos do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, foi o que tivemos direito!
Tarde dificil, com os toiros a proferirem investidas muito bruscas e irregulares, dificultando em muito o labor dos toureiros naquela tarde. Para o toureio a pé então foi fatal, com capotes e muletas literalmente a voarem para onde lhes apetecia não obedecendo aos espadas, que pouco luziram nesta tarde incapacitados pelas condições, não só climatéricas, mas também de falta de matéria prima!
Os cavaleiros andaram em plano regular, sentindo também as bruscas investidas dos seus oponentes.
João Telles Jr foi quem mais sorte teve com o seu 5º da tarde que foi o que melhor serviu, tendo valido ao jovem cavaleiro o prémio para a melhor lide a cavalo.
António João Ferreira arrimou-se no seu último toiro, com direito a voltareta e tudo, felizmente sem consequências e recebeu o troféu em disputa para a melhor lide a pé.
Em grande plano estiveram os Amadores de Vila Franca de Xira. Foram caras Diogo Pereira (que ganhou o troféu para a melhor pega), Pedro Castelo e Ricardo Patusco que pegaram ao segundo e primeiro intento, respectivamente.

Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

Sem comentários: