29 maio, 2007

Corrida de Toiros (Azambuja)

No dia 27 de Maio, a Empresa Taurushow realizou mais uma corrida de toiros em Azambuja, homenageando Manuel Jorge de Oliveira pelos seus 30 anos de alternativa e presenteando ainda os Grupos de Forcados de Vila Franca de Xira pela comemoração do seu 75º aniversário e o de Azambuja pelo seu 40º Aniversário.
O cartel, com toiros da ganadaria de Engº Jorge de Carvalho, incluía os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, Luís Rouxinol, João Salgueiro, a quem coube o troféu para a melhor lide a cavalo, e ainda o novilheiro Paulo Sérgio da escola de toureio de Azambuja.
Quanto às jaquetas das ramagens, o prémio para o melhor Grupo foi para Vila Franca de Xira que realizou todas as pegas ao 1º intento.
Pelo GFA de Azambuja pegaram António Pedro Lourenço à primeira, Tiago Monteiro à segunda, realizando uma pega fabulosa quase sozinho, pois a ajuda do restante grupo tardou, e, Marco Santos à terceira substituindo o forcado Sérgio "Ruço".
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

28 maio, 2007

Feira de Maio 2007

Em Azambuja, o mês de Maio tem um significado diferente... É mês de afición, mês de tertúlias, mês de fadistagem, mês da nossa Feira!!!!
E lá se passou mais uma feira de Maio, com as nossas largadas de toiros (e este ano eram excelentes...) com as festanças até altas horas nas tertúlias da vila, todas elas bem castiças.
Nós andámos por lá... corremos as capelinhas todas, ou quase todas, divertimo-nos à grande!!! Um forte abraço à Tertúlia Lusitana pela hospitalidade e camaradagem e até pelas "faenas" que proporcionou (coitado do "Luis" que teve que nos aturar) ... e à Tertúlia do GFA de Azambuja que sempre nos recebeu tão bem, com a mesma amizade e carinho que nós temos também por eles!!!
Para o ano há mais.... e nós, lá estaremos de novo!
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

21 maio, 2007

Treino do G.F.A. de Azambuja

Integrado nos festejos locais, realizou-se na Praça de Toiros um treino do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja aberto a toda a população.
Foram pegadas 4 novilhas da Ganadaria de Eng.º Jorge de Carvalho, com bom porte e que não apresentaram grandes dificuldades, deixando revelar que o Grupo está bastante coeso, unido e com técnica.
Desde há uns meses que temos tido a oportunidade de assistir a muitos dos treinos deste Grupo e, graças ao empenho de todos os seus elementos e à grande dedicação e garra do actual cabo, Fernando Coração, é notória a evolução que têm tido nesta arte de pegar toiros.
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

Colóquio Tauromáquico 19/05/07

"A importância das Escolas de Toureio" foi este o tema do Colóquio onde estivemos presentes em Azambuja no dia 19 de Maio.
Na mesa estavam presentes José Luís Gonçalves, Rui Bento Vasques, Sebastião Ortigão Costa, Joaquim António Ramos, José João Rodrigues (Fialho) e a moderar, o critico tauromáquico Mauricio do Vale.
Foi um serão muito interessante, em que se debateram alguns temas que rondam as escolas de toureio e aqueles que têm ambição de vir a ser toureiros. Pena foi que numa vila taurina como é Azambuja, em que se dizem todos muito aficionados, o auditório estivesse menos de meio... enfim, cada qual sabe de si!!! Nós, Tertúlia Casta Pura, estivémos lá... apoiando sempre as iniciativas da nossa Vila e os Toureiros da nossa terra.
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

20 maio, 2007

Campo Pequeno 17/05/2007

Fomos ao Campo Pequeno e a opinião é geral: Está assegurada a dinastia Salgueiro nesta nossa Festa Brava!!!
Toiros excelentes, toureiros ao mais alto nível... é bom sair de uma corrida com esta sensação. O mais jovem cavaleiro da família Salgueiro, João Salgueiro da Costa, esteve muitíssimo bem, com muita calma e com toda a arte transmitida por seu pai!

19 maio, 2007

Desfile e Benção de Gado

Pelas ruas da castiça Vila de Azambuja desfilaram campinos com jogos de cabrestos, juntas de bois, o Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, cavaleiros e amazonas e ainda algumas atrelagens. Rumaram de uma ponta à outra da Vila, terminando no campo da feira para a missa de Benção de Gado e das novas jaquetas do grupo de forcados.

18 maio, 2007

Festa de Campo (Porto Salazar)

Integrada no Mês da Cultura tauromáquica em Azambuja, e aproveitando o feriado Municipal, realizou-se em Azambuja, mais propriamente em Porto Salazar, uma Festa de Campo.
Com reses da ganadaria de Engº Jorge de Carvalho, houve oportunidade de assistir a uma tenta com os alunos da Escola de Toureio de Azambuja, bem como uma picaria a campo aberto com novilhos para os mais audazes.

13 maio, 2007

Novilhada 12/05/07 Azambuja

Novilhada em Azambuja a 12 de Maio de 2007, com novilhos da ganadaria Engº Jorge de Carvalho e perante 3/4 de casa tivemos em praça os Cavaleiros Praticantes Ana Rita, Tiago Martins e o Amador Paulo d'Azambuja. Pelas jaquetas de ramagens estiveram o Grupo de Forcados Amadores de Azambuja e do Clube Taurino Alenquerense.
Ana Rita, numa lide muito irregular, mostrou estar mal montada com os cavalos a negarem-se ao novilho.
Tiago martins cumpriu correctamente com a ferragem da ordem.
Numa tarde de toiros em que o vento nada ajudou o toureio a pé, tivemos os Novilheiros; Duarte Martins, que cumpriu, embora com uma lide pouco emotiva e sem brilho.
Victor Fuentes que pouco fez frente a um novilho facil, e, Gonçalo Montoya que foi sem duvida o grande triunfador da tarde, com uma lide calma e equilibrada, brindando os presentes com um agradavel momento de toureio. Wilson Chamaco esteve bem nas bandarilhas mas no geral foi uma lide muito solta e sem arte, de resto, como nos tem vindo a habituar.
O amador Paulo d'Azambua, sofreu uma aparatosa colhida, no entanto sem gravidade de maior para o cavaleiro que trocou de cavalo e regressou para terminar a lide.
O GFA de Azambuja, após várias tentativas não conseguiu pegar o 1º novilho da tarde, um pouco também devido à força com que estava, dificultando muito a vida aos forcados. No 2º que lhes coube em sorte, o forcado Marco Santos realizou uma belíssima pega à primeira tentativa.
Pelo GF do Clube Taurino Alenquerense pegou Fábio Gonçalves ao primeiro intento.
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

09 maio, 2007

Divulgação Equestre - ALCOCHETE

Conforme tinhamos anunciado, aqui fica a programação da XIV Feira do Cavalo em Alcochete, de 10 a13 de Maio:
DIA 10
14:00 - Recepção de Cavalos (picadeiro interior)
19:00 - Abertura Oficial da Feira
22:00 - Espectáculo de Sevilhanas com o Grupo Taurino de Alcochete
23:00 - Prova da Vaca (picadeiro exterior)
02:00 - Encerramento da Manga
DIA 11
10:00 - Recepção aos alunos das escolas, jardins de infância e creches
10:15 - Inicio de actividades para crianças (palco)
11:00 - Inauguração da exposição de desenho infantil "A Criança e o Cavalo"
14:00 - Animação para crianças
21:00 - Espectáculo Equestre - Demonstação de ensino e atrelagem (picadeiro interior)
22:00 - Noite de Folclore (palco)
23:00 - Picaria (picadeiro exterior)
02:00 - Encerramento da Manga
DIA 12
10:00 - Abertura da Manga
11:00 - Jogos Tradicionais (picadeiro exterior)
15:00 - Cavalhadas (picadeiro exterior)
17:00 - Passeio Equestre pelas ruas da Vila
19:00 - Convívio entre os participantes do passeio equestre
21:00 - Espectáculo Equestre - Escola Quinta do Ervideiro
22:00 - Noite de Flamenco - Actuação do grupo Serva la Bari (palco)
23:30 - Derriba (picadeiro exterior)
24:00 - Fado Vadio no restaurante da feira
02:00 - Encerramento da Manga
DIA 13
10:00 - Abertura da Manga
11:00 - Passeio às Hortas (ruas da vila)
15:30 - Derby de atrelagens (picadeiro exterior)
17:00 - Concurso do Traje Português de Equitação (picadeiro interior)
18:00 - Entrega de Prémios (palco)
18:30 - Espectáculo Musical com o Grupo Taurino de Alcochete, sorteio do poldro e encerramento da XIV Feira do Cavalo (palco)

08 maio, 2007

Azambuja, Vila Taurina

Com vista à divulgação da cultura e tradição taurina da Vila de Azambuja, foi criado o site, da responsabilidade de Sandra Batalha, que visa abordar todo o panorama taurino desta castiça Vila.
Neste espaço poderemos encontrar um breve historial da vila, bem como noticias sempre actualizadas das diversas actividades taurinas que se vão desenvolvendo.

Dia 17/05 todos ao Campo Pequeno!

Ouvi dizer que está previsto para dia 17 de Maio pelas 19:00 mais uma manifestação dos anti-touradas frente ao Campo Pequeno em Lisboa.
Creio que todos nós aficionados, amigos, tertulianos... deveriamos lá estar presentes!!! Temos que defender as nossas causas e lutar pelas nossas tradições. Não podemos deixar que tentem deitar a baixo e denegrir a Festa Brava, ficando a assitir de camarote.
Espero que nos encontremos todos por lá... e, se a afición falar mais alto, ainda seremos em maior número que eles!!!

Praça do Montijo na Internet

Em comemoração do 50º Aniversário, da Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos a Empresa Bravura e Tradição, numa iniciativa do aficionado João Silva, lança-se num mundo virtual, colocando online e ao dispôr de todos um site exclusivamente dedicado à Praça de Toiros do Montijo.
Neste espaço, poderemos obter informações, não só relativas a futuros eventos que se irão realizar na Monumental Amadeu Augusto dos Santos... mas teremos também acesso a alguns dados históricos, fotos de espectáculos que ali decorreram no passado, galeria de cartazes e muito mais, desta praça que tanto tem para contar dos seus 50 anos, ricos de tradição taurina.
Pode visitar o site em : http://www.monumentalmontijo.com/

Feira de Maio - AZAMBUJA

Quinta-feira, dia 24

17:00 – Inauguração do Pavilhão do Artesanato “Artes e Ofícios” e do Pavilhão da Acisma
18:00 – Inauguração da Praça das Freguesias
19:00 – Entrada de Toiros conduzidos por Campinos, pelas ruas da Vila
22:00 – Visita do “fado Vadio” pelas Tertúlias da Vila
Sexta-feira, dia 25 (Noite da Sardinha Assada)
08:00 – Alvorada
16:30 – Simulação de uma Ferra na Praça do Municipio (organização da Escola de Toureio com a colaboração do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja)
18:00 – Abertura Oficial da Centenária Feira de Maio, L Feira-Exposição, na Praça do Municipio, com a colaboração da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja
18:30 – Homenagem simbolizada na pessoa do Sr. Paulo Espenica, um dos elementos mais antigos que participam na Feira de Maio, no pavilhão da “poisada do Campino”
21:00 – Chegada de Campinos e Cortejo com o Gado pelas ruas da Vila à luz de archotes
22:00 - Entrada de Toiros conduzidos por Campinos, pelas ruas da Vila
24:00 – Distribuição gratuita (em 5 postos espalhados pela Vila) de Sardinha Assada, Pão e Vinho. Seguem-se arraiais até ao romper do dia
Sábado, dia 26 (Dia do Cavalo)
09:30 – Romagem ao Cemitério de Azambuja, às Campas de Georgino Rodrigues “Falcão”, António José Correia da Silva “Ferrobico” e João Batista Amendoeira, ao Cemitério de Torres Vedras à Campa de Inocêncio Carrilho Lopes e ao Cemitério de Vila Franca de Xira à Campa do Campino José Tavares.
No Terreiro das Actividades Equestres:
16:00 – Prova de Perícia de Campinos
16:30 – Campeonato Nacional de Horseball Masters – 11ª Jornada (Colégio Vasco da Gama X Horseball Quinta da Amorosa) e (Azambuja Horseball Team X Horseball Quinta da Lagoa)
18:00 - Entrada de Toiros conduzidos por Campinos, pelas ruas da VilaNo Recinto da Feira:
24:00 – Espectáculo Musical com “The Gift”
Domingo, dia 27 (Dia do Campino)
09:00 - Cortejo de Campinos pelas ruas da Vila, com Banda do Centro Cultural AzambujenseNa Praça do Municipio:
09:30 - Homenagem ao Campino, simbolizada na pessoa de “Joaquim Fernando Patrício Luís” um dos campinos mais idosos que participa na Feira de Maio.Entrega do Pampilho de honra, que terá gravado o nome de “Joaquim Almeida Inácio (Perceito)”
10:30 - Entrada de Toiros conduzidos por Campinos, pelas ruas da Vila
No Terreiro das Actividades Equestres:
15:30 – Campeonato Nacional de Horseball Masters – 12ª Jornada Colégio Vasco da Gama – Horseball Quinta da Lagoa Azambuja Horseball Team – Horseball Quinta da AmorosaNa Praça de Toiros:
17:00 – Grandiosa Corrida de Toiros Mista
Segunda-feira, dia 28
Na Praça de Toiros:
10:00 – Espectáculo Infantil destinado às crianças das Escolas do municipio Demonstração de Toureio a Pé, pela Escola de Toureio da Associação Cultural “A Poisada do Campino”
Na Praça do Municipio:
17:00 – Entrega dos prémios atribuídos às Janelas ou Fachadas, Montras e Largos classificados.
18:30 – Entrada de Toiros conduzidos por Campinos, pelas ruas da Vila
24:00 – Encerramento da Feira com um espectacular Fogo de Artifício.

Sevilhanas em Azambuja

Foi com a Irmandade de Puebla del Rio que inaugurou o mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, numa belissima Missa Rociera na nossa Igreja Matriz.
Fomos assistir, e ficámos para a noite, onde pudemos voltar a ver este grupo actuar no jardim urbano.
Así cantan y bailan las sevillanas!!!

05 maio, 2007

Campo Pequeno 04/05/2007

Mais uma vez... fomos ao Campo Pequeno, desta vez estava meia casa!
Perante um curro de Varela Crujo, Enrique Ponce, José Luís Gonçalves e El Juli foram os matadores em praça, numa noite a que pudemos assitir a verdadeiras lições de toureio.
De salientar é tambem o fantástico par de bandarilhas de Pedro Paulino "Xina".
Ponce saiu em ombros pela porta grande da Monumental de Lisboa!

04 maio, 2007

Campo Pequeno 03/05/2007

Fomos no dia 3 de Maio ao Campo Pequeno... e estava cheio!
Frente a um curro de toiros de Francisco Romão Tenório, estiveram em praça os cavaleiros João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Junior, este último que tomou a alternativa das mãos de seu pai.
Saíram todos eles triunfadores, abrindo a porta grande da Monumental de Lisboa, pelas brilhantes actuações que tiveram. De valorizar também os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Portalegre que efectuaram todas as pegas ao primeiro intento.

02 maio, 2007

1ª Novilhada do Jornal Olé (Montijo)

Foi no passado dia 01 de Maio, que alguns membros da Tertúlia Casta Pura se fizeram representar na Novilhada do Jornal Olé, na Praça de Toiros do Montijo.
A iniciativa foi de louvar, principalmente da forma como as coisas foram feitas... de manhã o encierro dos toiros, seguindo-se almoço na Praça, e, antes de inicar a novilhada, ainda tivemos a oportunidade de assistir a um espectáculo de Flamenco.
Apesar de termos tido direito a uma tarde chuvosa, é de louvar a afición daqueles que permaneceram na praça até ao final... assim se vê quem realmente está por gosto pela festa, faça chuva ou faça sol.
Em disputa estavam dois troféus, um para a melhor lide a cavalo e outro para a melhor lide apeada, sendo que foram ganhos por Francisco Palha e Gonçalo Montoya respectivamente, uma atribuição muito justa!!!
Parabéns ao Jornal Olé pelo dia repleto que proporcionou a todos os aficionados que estiveram presentes.