22 outubro, 2007

Divulgação Taurina

AZAMBUJA

27 de Outubro 2007, pelas 15h30
FESTIVAL TAURINO
em comemoração do 40º aniversário
do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja
Para lidar Novilhos-Toiros de diversas ganadarias, estarão em praça os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte, Ana Batista, Gilberto Filipe e o praticante Marcos Tenório. Haverá ainda um novilho para Lidar a pé pelo novilheiro Manuel Dias Gomes.
Em tarde de comemoração ir-se-ão fardar antigos e actuais forcados do Grupo de Azambuja que pegam em solitário esta corrida.
...
Depois do espectáculo seguir-se-á um jantar de confraternização e uns fadinhos entre os intervenientes na corrida bem como demais aficionados que se queiram juntar. Para isso deverão efectuar a sua inscrição através do telefone: 916.926.069.

16 comentários:

Anónimo disse...

E pena que os forcados de Azambuja se tenham esquecido de colocar neste cartel a Ana Rita e o Paulo d' Azambuja, e no minímo lamentável. Numa festa do grupo da terra não colocar os toureiros da terra e motivo mais que suficiente para que nós Azambujenses não tenhamos muita vontade de ir a praça, para mais um sábado á tarde ... só mesmo quem não trabalha.
O que lá vai fazer um José Manuel Duarte ? um Gilberto Filipe ? um Bastinhas ? não dizem nada a Azambuja, pior ainda quando se tem uma escola de toureio e por o Manuel Dias Gomes ... e de rir.

Esta e uma forma muito simpática e burra de afastar quem mais pessoas levariam ao espectáculo ... ao afastar estes dois jovens estamos a dizer que para a Azambuja só vale o Manuel Jorge de Oliveira que há muito está em final de carreira ... espero que estes jovens não de afastem de Azambuja e dos seus poucos aficionados ... somos muito poucos.

É lamentalvel ... os forcados de Azambuja deviam ter vergonha desta organização.

Pedro M. Cardoso disse...

Já se sabe que não é fácil agradar a todos, e que mais complicado ainda é ouvir um comentário positivo a qualquer evento que se organize em Azambuja.
Espero que todos aqueles que se intitulam de aficionados compareçam no dia 27, as condições estão criadas temos um bom cartel com preços muito acessíveis, enfim assim se verá quem está pela festa!

Anónimo disse...

Aí o Sr(a) anónimo(a) que está tão indignado(a) por ser o Manuel Dias Gomes a ir tourear uma vez que Azambuja tem uma escola... poderá dizer-nos a todos quem é o novilheiro que a escola de Azambuja tem? É que caso não saiba actualmente não tem nenhum!!! Aliás, tem 2 alunos apenas... e mais, os jovens cavaleiros Ana Rita e Paulo d'Azambuja já tourearam muitas vezes em Azambuja e nem por isso a praça encheu!!! Por isso, quando lhe apetecer falar mal só por falar, pelo menos arranje argumentos válidos e informe-se bem antes para não dizer disparates!

Anónimo disse...

Anónimo das 22 de Outubro de 2007 15:48, quanto ao seu comentário apenas digo o seguinte :

- Qualquer toureiro no domingo de Feira enche a praça, nem que seja a Ana Rita e Paulo d´Azambuja, por isso NUNCA a Ana Batista encheu na Azambuja, NUNCA o Gilberto Filipe encheu na Azambuja, NUNCA o bastinhas encheu na Azambuja, NUNCA o Marcos Tenório encheu na Azambuja ... nem O José Manuel Duarte ... NUNCA.

Agora em Azambuja sabemos que é hábito dos pseudo-aficionados mandar pedras aos jovens que tentam ser toureiros, por isso a escola de toureio afinal apenas tem 2 toureiros, isso significa que além do Paulo Sérgio que ja desistiu o Duarte Martins também desistiu ... como muitos.

Agora não me queiram vender que o Manuel Jorge de Oliveira a Ana Rita, o Paulo d´Azambuja não iam por mais gente que este cartel, porque tauromaquia também e sentimento, e o verdadeiro Azambujense ia gostar muito de ter todos de Azambuja em praça, como gostaria EU um dia ( que nao pode ser muito longe ) de ver uma corrida da minha querida feira de maio com o Manuel Jorge de Oliveira, o Paulo Jorge Ferreira, a Ana Rita e o Paulo d´Azambuja com os forcados de Azambuja a pegarem sozinhos e a voltarem para a fama que justamente ja tiveram e que tantas alegrias nos deram.

Por isso Pedro Cardoso, de facto e dificil agradar a todos ... mas isso só mostra que quem organiza este evento não tem alma nem chama de aficionado, se em Azambuja sempre tiveram todos uns contra os outros assim vão continuar com muita pena minha, tenho 50 anos e ainda me lembro de pegas grandes de forcados grandes como o Mario Pinto, o Felix, do Carlos Leonardo etc.

O que Azambuja merece e que estes dois jovens que tanto precisam de oportunidades virem as costas á Azambuja, pois quando na sua terra não têm oportunidades ... está tudo dito.

Senti MUITO orgulho quando fui ver o Paulo d´Azambuja ao Campo Pequeno em Fevereiro ele que foi o primeiro de Azambuja a pisar o novo campo pequeno, onde estiveram as senhoras e os senhores deste site ? foi com grande orgulho que vi a justissíma homenagem ao Manuel Jorge de Oliveira, foi muito bonito e justo pena nao estar no cartel O Moura, o telles, O Salvador, o Rouxinol, o Salgueiro, o meu amigo "Manel" Merecia-o.

Por isso vos digo aqui quando nós Azambujenses não apoiamos os nossos ... como vamos apoiar o9s que vêmn no próximo Sábado ?

Para terminar a Ana Rita e o Paulo d´Azambuja sempre que tourearam em Azambuja tiveram sempre mais de meia casa ... por isso para jovens que algumas pessoas querem ignorar não e mau e só vem mostrar uma coisa, se este cartel de Sábado não encher ... meia casa já e derrota para os forcados pois meia casa ja metem a Ana e o Paulo.

E atencao ... eu vou comprar o meu bilhete e vou la estar mesmo não concordando com este cartel.

Flávio Ouro disse...

Se deus quiser tere.mos um fim de semana cheio de festa e vamos dar tudo por tudo para nao decepcionar os aficionados,falo pelo grupo de forcados e no que toca a estas picardias...sao coisas mininas e cada vez mais normal neste mundo cada vez mais dificil de singrar...por isso o que acontece aqui acontece em todo lado nao ha que dramatizar... Estamos todos de parabens pelo esforço e pela dedicaçao que tivemos em organizar esta festa que muito trabalho nos deu...sao 40 anos sempre no activo
Abraços a todos flavio Ouro (forcado GFA Azambuja)

Só nunca consegui perceber o porque do anónimo...
se todos temos nome!!!

Anónimo disse...

Meu Caro Flávio ... minímas têm sido as temporadas dos forcados de Azambuja, falta-lhe muita humildade, voçês precisam do apoio de todos e fizeram desta organização um ego de vaidades ... vamos ver quando voltam ao campo pequeno ... no entanto desejo uma boa tarde de toiros para bem da festa.

E espero tambem que não sejam minímas as pessoas que vão a praça.

Os forcados actuais setem-se orgulhosos dos 40 anos ... mas deviam com os antigo aprender muita coisa, antes nunca um festival deixava de fora toureiros da terra ... ou iam todos ou não ia nenhum isso era orgulho na nossa terra, como os nossos toureiros se orgulhavam dos seus forcados, os forcados orgulhavam-se dos seus toureiros e todos juntos orgulhavam-se de ser de Azambuja.

Quanto ao Anonimato ... o meu nome e António Rodrigues, nada tenha a esconder, espero que o Flávio e os restantes elementos no sábado sejam tão valentes a pegar como valente foi chamar coisas minimas a quem vai pagar o bilhete e que como aficionado e morador há muitos anos (mais que a sua idade) no concelho de Azambuja tem direito á opinião e expressão sem ofender pois nos meus comentários não afendi ninguem e se alguém dos forcados está ofendido então é porque as coisas são feitas com má intenção, só não percebo porque é que a poisada do campino fica inerte a tudo isto ... sinceramente não percebo.

Um abraço,

António Rodrigues

Flávio Ouro disse...

Entao é o seguinte Sr Antonio Rodrigues sinceramente nao estou a ver quem possa ser...mas ja que tocou nesse assunto de humildade acho que nao tem fundamento algum pois sempre mas smpre tentei que a humildade fosse um valor que me acompanha-se no meu dia-dia,pois so assim se consegue algo na vida,foi essa a educação dos meus pais !!! I é essa a postura que tento demonstrar no GFA Azambuja no qual me orgulho de representar pois é o grupo da minha terra ao qual sou fiel e sempre serei palavras que disse ao meu Avô tambem ele moço de forcados áh muitos anos!!!
Em relação há cavaleira Ana Rita e ao Paulo d'Azambuja nada tenhu a dizer pois nós Grupo e Forcados inclusive temos uma boa relação i prova disso foi na novilhada no dia 12 de Maio em Azambuja ter-mos ajudado o Cavaleiro Paulo d'Azambuja num momento menos feliz...Pena tambem esse dia nao lhes ter corrido bem aos dois.
Visto que é um aficcionado actualizado sabe tao bem como eu que hoje em dia este mundo dos toiros é como outro qualquer um mundo de negocios e favores mas nao quer dizer que nós forcados, nao tenha-mos sentimento e carinho por quem é da terra,pelo contrario dentro do grupo existem valores e regras a respeitar e esse é um deles...
É complicadissimo arranjar corridas e tem razao ao dizer que nos ultimos anos teem sido minimas as corridas mas é a realidade e por isso,com vontade nossa vamos dar tudo por tudo para demonstrar no sabado que queremos voltar aos dias de glória como nos velhos tempos...É esse um dos nossos grandes objectivos entende? mas esse processo terá de ser executado com calma e com tempo pois só assim conseguimos!!!
Já que tocou no "aprender com os forcados velhos" discordo completamente sabe porquê?
Porque sao eles a nossa inspiração e a nossa mistica cada vez que vestimos a Jaqueta,sao eles que nos dao conselhos no dia-dia,pois acompanham-nos sempre que podem e quem esta ligado ao grupo sabe bem que sim...tenho uma grande admiração por eles e pelo que deram ao grupo de Azambuja...São unicos!!!

Em relaçao ao Campo Pequeno espero um dia pisar a arena e nao apenas sentar-me como um espectador,é esse um dos meus sonhos como forcado!!!

Por ultimo já que tocou na minha idade (20 Anos) sinto me numa boa fase,sempre tranquilo e sempre pronto para aprender mais e mais...
Espero tambem xegar aos 50 a saber mais e a apoiar os eventos que se realizam em Azambuja!!!

Com o maior do respeito,
Abraços Flávio Ouro

Anónimo disse...

Meu Caro Flávio,

Naturalmente não me conhece, mas isso não será o mais importante pois não são os conhecidos capazes de nos tocar no bom senso.

Eu sou apoiante de todos os toureiros da terra, todos sem execpção.

Quanto á boa relaç~qao com a Ana Rita e Paulo d´Azambuja se a têm isso não se notou na montagem do cartel.

Em Azambuja em Maio não foram só a Ana Rita e o Paulo d´Azambuja que estiveram menos bem, infelizmente os forcados de Azambuja não pegaram o primeiro toiro, no entanto e apesar da colhida infeliz do Paulo d´Azambuja ele não esteve mal, é cer4tyo que depois da colhida andou um pouco "deosrientado" mas depois com aquele cavalinho branco pos o que para mim foram os dois melhores ferros curtos do longo espectáculo. Mas há dias assim.

Quando se refere a conveniências ... bem não sei quais os ganhos com os Bastinhas ... com o José Manuel Duarte o António Morgado deixa o sobral e monta menos corridas por ano dado as suas funções no Campo Pequeno, O Gilberto Filipe ... é discutível pois também o Paulo d´Azambuja é apoderado pelo Senhor Carlos Amorim o que aqui se prova que não queriam mesmo o Paulo no Cartel, quando ao Manel esse era uma presença obrigatória até porque certamente o Manel oferece treinos aos forcados e porque é da terra, o Manuel Dias Gomes o que pode oferecer aos Forcados quando o seu Pai e cabo dos Forcados de Lisboa ? não me venham dizer que o José Luis Gomes vai "dispensar" corridas ao grupo da nossa terra ? e a Ana Batista o que tem para oferecer ? ATENçÃO que nao ponho em causa as qualidade tecnicas e humanas de todos os intervenientes.

Então não me digam que a Ana Rita não podia ser uma mais valia não só em pessoas na praça bem como a "conveniência e Favores" que o senhor Manuel Gonçalves podia oferecer ?

Então e só favores e conveniências que interessam ?

Então se querem o sucesso do espectáculo porque não montaram um espectáculo com intuito de levar pessoas ás bancadas ?

Continuo a achar que os forcados de Azambuja não respeitaram os Cavaleiros Ana Rita e Paulo d´Azambuja, e por muito que o senhor Pedro Cardoso diga o cartel não está bem montado e não se está a criticar só por criticar.

Eu o que depreendo disto tudo e tendo em conta até a forma como o senhor Pedro Cardoso abordou o assunto que este espectáculo é de amigos e para os amigos.

Quero ver quais os ganhos que os forcados vão ter para o Ano.

De resto só desejo que seja um bom espectáculo para todos.

Desejo a melhor sorte aos forcados da minha terra e que tenham uma tarde de gloria.

Quanto ao discordar de aprender com os mais velhos ... domingo falamos aqui Caro Fávio.

Cumprimentos,

António Rodrigues

Flávio Ouro disse...

Seriu sinceramente acho que esta conversa se prolongava por mais duas ou tres semanas visto que temos ideias e maneiras difrentes de estar na festa brava...sao escolas diferentes penso eu!!!

Em relaçao ao cavaleiro Paulo d'Azambuja e á cavaleira Ana Rita friso mais uma vez que o Grupo Forcados Amadores de Azambuja i os restantes organizadores deste festival tem um enorme carinho por eles e nao o contrario!

Ja que tocou no assunto dos treinos do grupo digo lhe que está muito enganado a quem nos da o gado para treinar logo ai se vê o aficcionado actualizado que o Sr Antonio Rodrigues se intitula ser..


Para o proximo festival diga voçê quem gostaria de ver tourear em Azambuja e quais as vantagens para o grupo de forcados!!!

Abraço
Flavio Ouro

Nota: espero tambem que esteja satisfeito com o preço dos bilhetes já que ainda nao tocou nesse assunto!!!

I que acima de tudo seja do seu agrado já que a nossa principal intenção é que todos os aficcionados possam ver um bom espectaculo com preços acessiveis...

Anónimo disse...

Meu Caro Flávio,

Não é por se saqber quem da o gado para os treinos dos forcados de Azambuja que se é aficionado actualizado.

O Flávio falou no preço dos bilhetes, eu também já falei pois disse que ia comprar o meu e não estar a espera de borlas como muitos em Azambuja, já que a maiorio dos bons aficionados só vai aos toiros em Azambuja de borla! Eu não, onde vou compro o meu bilhete, quando o mês está mais apertado ... paciência fico em casa.

Agora é obvio que temos maneira diferentes de ver a festa, e eu respeito a sua posso não concordar, mas não é por isso que deixarei de ir.

Quanto ao repto que me fez eu não estou assim tão actualizado que lhe possa dizer que vantagens de um possivel cartel, mas posso-lhe dizer que os interesses e vantagens deste cartel serão nulas ou quase nulas, a não se que para o ano os forcados de Azambuja tenham mais de 20 treinos e peguem mais de corridas em que delas sejam em praças de 2ª e 1ª ai sim posso dizer que este festival então fez sentido montado nestes moldes.

Até lá não vejo lógica nenhuma até porque todos os dias na minha voltinha diária a seguir ao jantar e ao falar com algumas pessoas vejo que todas dizem o mesmo, porque não estão no cartel a Ana Rita e o Paulo d´Azambuja, se vir bem são poucos os que percebem, este festival que até é mais falado nos meios de comunicação social porque um bandarilheiro vai pegar um novilho, ai se vê o quanto está por detrás deste festival.

Mas pronto nem sei como convidaram o Manel pois tendo em conta a lógica ...

Mas como Azambujense que me considero (por morar aqui há mais de 35 anos) estou triste porque não é um festival que nór merecemos, pois Azambuja e os forcados merecem muito mais, já agora pergunte ao Presidente da Camara o que acha deste festival e se fosse ele a organizar o que faria ? perunte-lhe ... eu sem querer no café já o ouvi comentar sobre este assunto ... pergunte-lhe, e ele justamente apoiou este festival ... pois é a a sua obrigaçãon pois voçês são o nosso grupo de forcados.

E meu caro flávio ... fique descansado que não vou ter consigo para lhe pedir um bilhete como muitos certamente vão.

Agora que voçês forcados faltaram ao respecto para com a Ana Rita e Paulo d´ Azambuja isso meu caro é aa realidade.

Mas velha de la esse espectáculo que espero que seja de casa cheia.

Cumprimentos,

António Rodrigues

Flávio Ouro disse...

Sr Antonio Rodrigues entao ao opinar sobre quem dá ou deixa de dar os treinos convem ter a certeza do que se diz,ja que as palavras que proferiu nao fazem minimamente sentido sobre esse assunto!

Em relação as borlas como referiu é tema ao qual nao me interesso muito menos adiro pois todos os bilhetes que adquiri enquanto forcado foram pagos por completo,logo nada tenho a apontar pois é um assunto ao qual nao me diz respeito como forcado do grupo...

O Sr Antonio Rodrigues respeita a minha opiniao como eu respeito a sua apesar de o Sr mencionar assuntos que nao teem muito fundamento e muito poucos argumentos,mas é a sua opiniao no qual o Sr Antonio nao deixa de estar presente numa corrida como eu nao deixo de exercer os meus deveres e a minha personalidade na arena!!!


"Quanto ao repto que me fez eu não estou assim tão actualizado que lhe possa dizer que vantagens de um possivel cartel, mas posso-lhe dizer que os interesses e vantagens deste cartel serão nulas ou quase nulas" - palavras suas Sr Antonio Rodrigues,tenho a dizer que Roma e Pavia nao se fez num dia e como nao tenho a certeza do que ira acontecer no proximo ano logo fico em silencio pois por vezes é a melhor resposta,porque por palpites dificilmente se acerta,penso eu Sr Antonio!

Mais uma vez voltamos ao assunto Ana Rita e Paulo d'Azambuja e já que insiste tanto nesse tema vou propor o seguinte ao sr Antonio nos proximos 6 anos organizava-se 12 corridas em Azambuja e em 12 corridas toureava o Paulo d'Azambuja e a Ana Rita ai gostava de saber se o sr Antonio estaria presente nos 12 eventos ou se chegava á 4 corrida e dizia" bem o cartel ja mudava" entende onde quero chegar? Agora nao faz sentido algum batalhar nesse assunto porque nao vamos xegar a uma conclusao concreta.

Siceramente esforço-me por conseguir tentar entender os seus pontos de vista mas é deveras complicado espero tambem que nao venha a implicar por todos os intervenientes deste espectaculo actuarem graciosamente!!!

Diga-me lá uma coisa Sr Antonio voçe acha que eu tenho necessidade de perguntar alguma coisa ao Sr presidente da camara? Se quando eu tenho um festival em que se assina-la 40 anos sempre no activo onde se vao fardar dos melhores forcados que alguma vez eu vi e no qual visto uma jaqueta com orgulho,logo só posso estar mais que feliz!È de caras que nao me interessa minimamente saber quantas e quantas pessoas organizam festivais taurinos no café...
Mas tambem sei que houve muita gente a querer delinear o Cartel mas axo estranho só um ter aparecido...Entao Sr Antonio onde param os outros? pergunto eu!

Sr Antonio se quiser pode vir ter comigo,nao lhe faço mal e se quiser tambem lhe arranjo um bilhete mas o mais barato custa nada mais nada menos do que 5 euros...mas como o senhor disse e bem irá comprar o seu bilhete certamente que nao precisará de me abordar,i diga me lá por 5 euros voçê encontra um cartel desta qualidade???

Por vezes penso que o sr Antonio Rodrigues nao consegue ou nao quer saber o quanto dificil é organizar um evento destes,mas é assim,sao opinioes parciais talvez...

Com o maior do respeito
Flávio ouro
Abraço

Anónimo disse...

Caro Flávio,

Não voi alimentar muito mais esta discussão, até porque nós os dois já de uma forma geral abordámos os nossos pontos de vista, no entanto deixe-me dizer-lhe que tanto o Manuel Jorge de Oliveira, como a Ana Rita como o Paulo d´Azambuja actuaram por uma vez este ano em Azambuja, por isso penso que aquele argumento seu de que não podem ser sempre os mesmos ... ficará respondido pela lógica.... que se calhar nem o flávio compreenderá.

No entanto e apesar do altop sono que tenho por ter estado agarrado ao volante até agora não posso deixar de desejar boa sorte para amanha e que seja um bom espectáculo, e agradeço desde já a sua disponibilidade para me vender um bilhete dos mais baratos, mas eu como é para vos ajudar e dentro das minhas humildes possibilidades vou tentar comprar um bilhete mais caro pois voçês neste momento precisam de ajuda. E nestes momentos que todos temos que ajudar, concordando ou não com a organização.

Eu vou lá estar para apoiar e não para dizer mal.

Forca rapazes!

Cumprimentos,

António Rodrigues

Flávio Ouro disse...

Boas Sr Antonio Rodrigues entao o que achou da corrida de Aniv. do Grupo Forcados Amadores de Azambuja?

Um grande Abraço
Fávio Ouro

Flávio Ouro disse...

Sr Antonio Rodrigues...???
esperava encontra-lo por aqui hoje,abraço
Flavio Ouro

Anónimo disse...

Sinceramente o festival valeu em si pelos antigos forcados que demonstraram em praça como e pegar toiros, quanto as actuais..... o unico toiro que pegaram sozinhos viu se a desgraça de grupo que são, tivessem eles pegados os toiros todos sozinhos e com toda a certeza teriam ido para dentro mts sem serem pegados como em outras ocasioes aconteceu, deveriam aprender alguma coisa com a velha guarda que mesmo alguns desses antigos forcados nao tem nenhum orgulho em partilhar uma corrida com os actuais, falo por mim um ex- forcado, e como eu mts outros ha.... ja em outra ocasiao me referi a este facto, deveriam repensar muito bem a composição do actual grupo, começando pelo cabo que embora seja muito boa pessoa como cabo e Zero....
Quanto a composição do cartel so mesmo de estranhar a nao inclusão do jovem paulo d' azambuja, porque no que diz respeito a ana rita e uma moça que antes de querer ser cavaleira deveria primeiro aprender a montar a cavalo porque coitada nem isso ela sabe, para se ser cavaleira nao basta ter dinheiro.... Mas ja agora deixo a minha opiniao sobre um cartel bem montado para um festivalnuma data impotante para os forcados:
Cavalo:
Manuel Jorge de Oliveira
Paulo Jorge Ferreira
Paulo d' Azambuja

Pé:
Carlos Pimentel
Paulo Sergio

Toiros :
Ortigão Costa

Forcados:
Antigos forcados do grupo de azambuja.

Anónimo disse...

Caro Flávio,

Não vim logo aqui pois a minha vida profissional não o permitiu.

Deixe-me dar os parabens ao grupo de forcados pelo festival, foi de facto um sucesso, e ainda bem que o foi, eu gostei do que vi, mesmo com uma má imagem que fica do actuqal grupo.

Deixe-me dizer-lhe que o Flávio esteve soberbo na primeira ajuda que deu, muito bem, fossem todos assim e as coisas no grupo seriam, diferentes.

A casa não encheu longe disso mas 3/4 não e nada mau e ainda bem que as gentesn de Azambuja disseram presente a tal acto.

Aliás deixe-me referir que eu nunca quis que as coisas corressem mal, mas se caqlhar com o Paulo e a Ana a praça tinha ficado a cunha.

Espero que no defeso consigam treinar bem e emendar os muitos erros que os novos comenteram, e espero que tenham aprendido alguma coisa com os mais antigos.

A ver vamos se este entusiasmo todo faz com que haja mais espectáculos para o Ano e quem conseguem contractar e acima de tudo estou ansioso por ver se o Paulo d´Azambuja e a Ana Rita vão dizer presentes na próxima temporada em Azambuja.

Quanto ao ultimo comentário do anónimo ... penso que mesmo com mais lacunas que Paulo d´Azambuja a Ana Rita também merece oportunidade pois e uma forma de encentivo e apoio, mesmo sendo em minha opinião a que mais atrasada está. O Paulo Jorge Ferreira ainda está pelas américas ?

Cumprimentos,

António Rodrigues