28 setembro, 2007

Campo Pequeno (27/09/2007)


Corrida da Nova Gente envolta em polémica e divisão de opiniões perante a atitude inesperada de João Salgueiro.
Em praça para lidar um curro de Ernesto de Castro apresentaram-se os cavaleiros Rui Salvador que teve uma noite complicada e prejudicada pela lesão do seu 2º toiro impedindo que concluisse a sua actuação, João Salgueiro triunfal na lide do primeiro e polémico na do segundo, tendo reaparecido no final da corrida depois da séria colhida que parece não ter passado de um grande susto e completou o cartel o jovem Moura Caetano que depois de andar discreto na primeira bordou bons momentos no que encerrou praça. Actuaram os Forcados do Aposento da Moita com duas pegas valentes à primeira e uma à segunda tentativa e os Forcados do Aposento da Chamusca que acabaram por pegar apenas dois toiros fruto da lesão do 4º da ordem que foi recolhido aos curros, consumando as suas pegas à terceira e primeira tentativas respectivamente.
...
Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso

28 comentários:

Anónimo disse...

Salgueiro prometeu, Salgueiro cumpriu..
Em grande entrevista a 1semanario taurino Salgueiro havia prometido uma noite memoravel, com uma actuação de arrepiar corações..
De facto cumpriu.. Os presentes tão depressa não vao esquecer o seu acto e a verdade é k deixou mtos de coração nas maos......
Explicação para o sucedido??sucedem-se as opinioes: acto de raiva, acto de 1trinfador, acto de loucura??
Eu cá contiuno a achar 1acto de loucura onde alcool e outras substâncias que Salgueiro mto aprecia, podem ajudar a explicar....Felizmente as consequências não foram tão graves como se esperaria e Salgueiro encontra-se agora em casa a repousar, antes isso....

Anónimo disse...

Divisão de opiniões Pedro Salgueirista Cardoso??
Só se for quanto à causa da loucura, se alcool, se outras coisas.......
Ou então não ouviste a vaia com que Salgueiro foi premiado na saída da praça no final da corrida....
Salgueiro esteve muito bem no 1º toiro, arriscou e sacou o triunfo, e no 2º andou aos papeis, nunca se entendeu com o astado e acabou por ser colhido VARIAS vezes...
Felizmente (para Salgueiro e também para a Festa e os afficionados) não aconteceu nenhuma desgraça.

Anónimo disse...

Ó Pedro...Salgueiro à parte...acho que falta aqui qualquer coisa!!!LOLOLOL

Pedro M. Cardoso disse...

Ao senhor anónimo do dia 28 às 12:42, parece-me que "Você" anda um pouquinho desatento, no Post lê-se:
- Texto: Sandra Batalha Fotos: Pedro Cardoso.

Anónimo disse...

Salgueiro, excelente no 1º toiro.
No 2º toureia a cavalo, a pé e pega, tudo no mesmo toiro!!!um artista completo.

Anónimo disse...

Campo Pequeno - Praça das Lamentações...
Sem duvida que já dá para lamentar, e colocar a preocupação em 1º lugar, pois se a corrida mista da semana passada foi miserável,que dizer da corrida de ontem? toiros bastos, feios e maus, um curro destes não se pode levar a lisboa,sem "hechuras" de bravo...que dizer da impotencia e incapacidade de Rui Salvador, de Joao Salgueiro e de Moura Caetano? Srs empresários, assim caiem em descredito (k já é pouco). Que dizer da palhaçada de salgueiro? Porca miséria, minha querida Lisboa, que te matam aos poucos. JÀ, MAS, JÀ uma associação de abonados que enfrente a empresa, por favor, não nos vendam gato por lebre.................

Anónimo disse...

Senhora Sandra Batalha que o Salgueiro e o toureiro que mais aprecia e defende com unhas e dentes tudo bem aceito ... agora toureiro de emocoes ? por amor de deus o que assitimos ontem no Campo Pequeno e uma vergonha, ele e tao bom toureiro como louco ... ele envergonhou a casaca que enverga e o nome que ostenta ... e a decadencia total de um toureiro que ja passou apesar de alguns triunfos fortes mas infelizmente isolados!

Seja uma "jornalista" honesta e seria ... quando se escreve nao se pode ter "amores" preferidos ... se nao estamos a faltar o respeito a todos os outros intervenientes da festa ...

Anónimo disse...

Até k enfim alguem com 2 dedos de testa..........
Felizmente não comprei abono para a temporada 2007, se o tivesse feito sairia defraudado, como saí ontem. Lisboa é a praça mais cara do país e tem condições que permitem sê-lo, mas isso também implica que quando se vá aos toiros à Capital tudo seja diferente...
Já tinha visto dois curros de "gazelas" destas este ano, e o curro de ontem não estava muito melhor que os lidados na Nazaré e Rio Maior. Não era digno do Campo Pequeno, e naturalmente condicionaram o espectáculo a todos os níveis (artístico e de afluência de público).
(A título de curiosidade diga-se que dos 3 curros desta ganaderia que vi lidar este ano, em nenhum obteve grande afluência de público, resultando em grandes fiascos e barracada.)
Que diriam, nuestros hermanos se vissem gazelas daquelas, feias, com pouco peso e muito escassos de trapio em Las Ventas?? caía o carmo e a trindade, mas nós não, somos realmente muito passivos. Pagamos e comemos o que nos quiserem dar...
Já viram bem quantas corridas houve este ano em que o público saiu lesado, diria mesmo burlado?? e ninguem põe mão nisto??

Redação disse...

Caríssimo anónimo de 28 de Setembro às 15:28: Optei por escrever esta resposta, não em tom de defesa pessoal pois não creio ter nada de que me defender, afinal vivemos num país sem opressões em que cada um pode expressar livremente as suas opiniões.
No entanto, gostaria de esclarecer que o título “Um toureiro de emoção e risco...” foi o título da entrevista a João Salgueiro publicada no jornal Olé desta semana, em que o cavaleiro de facto fala da verdade do toureio, da emoção e do risco... por isso, e só por isso, foi este o título atribuído às fotos da sua colhida ontem no Campo Pequeno.

“...Seja uma "jornalista" honesta e seria ... quando se escreve nao se pode ter "amores" preferidos ... se nao estamos a faltar o respeito a todos os outros intervenientes da festa ...”

Em relação a esta sua afirmação apenas tenho a dizer que, em consciência, creio que nunca faltei ao respeito a ninguém por muito que isso por vezes me custe, mas acima de tudo tento sempre ser isenta e imparcial nas minhas crónicas e tento sempre mostrar o melhor de cada um. Nutro pelo Salgueiro uma grande simpatia enquanto ser humano e uma profunda admiração enquanto toureio, assim como nutro por qualquer outro que transmita a mesma emoção na arena. Aplaudo qualquer um sem excepção desde que me emocionem as suas actuações... e nesses momentos sou Salgueirista, sou Mourista, sou Ribeirista... sou de quem transmite emoção e verdade no toureio!
Quanto a ter envergonhado a casaca que enverga e o nome que ostenta... isso é tudo uma questão de opinião própria e subjectica de cada um... cada qual terá o direito a interpretar como entender aquilo que se passou e, da mesma forma que aceito sem reservas as opiniões dos outros também gostaría que aceitassem a minha que é com toda a certeza partilhada por muito boa gente.

Anónimo disse...

Assim é que é falar mulher!!!!Se há coisa que me irrita é o modo de "sabe tudo" como estas pessoas falam das coisas. O Toureio é uma arte e como tal, objecto de interpretações pessoais, e neste caso, parece-me, transmissíveis. E eu estou quando muito a defender a Sandra,que não precisa de defesa, mas que é uma pessoa que muito admiro. Acho que se cada um der a sua opinião sem criticar as dos outros, sem fazer comentários depreciativos, sem bocas directas e/ou indirectasserá muito mais saudável.

PS - Ahhhh...e eu não sou Salgueirista...quando muito seria aposentista. LOLOLOLOL

PS 2 - Pedro seu sortudo...só miúdas giras!!!!

Anónimo disse...

Salgueiro artista??
Por amor da santa.......
Olhem que isso, vindo de km tanto critica o Bronze...........
Caem em descrédito.
29Setembro, 17h30, todos ao Montijo apoiar o Bronze!!

Anónimo disse...

Boa tarde amigos aficionados e amigas.
Tenho a dizer que á a primeira vez que estou a deixar um comentário nos vossos blogs de amiguinhas e amiguinhos, até venho com alguma regularidade ver as novidades taurinas um pouco por td o país com muito agrado.
Mas devo confessar que desta vez vou deixar estas minhas palavras, vendo estes blogs e sites deste a algum tempo vai-se criando uma perspectiva do tipo de pessoas que por aqui habitam e até chega a ser engraçado porque ver algumas pessoas que até algum tempo criticavam tudo e todos porque tem favoritismos por este ou por aquele e agora constatar que as fotocopiadoras da minha querida Azambuja estão ao rubro torna se uma completa desilusão dessas vossas vidinhas futeis e desalentadas de meninos e meninas mimadas e desocupadas que na realidade são, sabem que mais vão para casa tratar dos vossos filhos e limparem a vossa casinha que no meu humilde entender é o melhor que têm a fazer.
até uma proxima, e sejam felizes.
PS: cresçamcrianças cresçam

Anónimo disse...

Gostei da afirmação "PS 2 - Pedro seu sortudo...só miúdas giras!!!!", é que eu sou uma delas!!!
Obrigada.

Anónimo disse...

è engraçado e significativo que acusem o Cavaleiro João Salgueiro de alcool e outras substancias. Foi por isso que no seu primeiro toiro colocou os melhores ferros que vi ali cravar esta temporada: o 2º e 3º curto. Eu e os verdadeiros aficionados que entendem alguma coisa disto. Salgueiro pode ter praticado um acto irreflectido e todos podemos emitir as nossas opiniões e criticas. Estamos num país livre. Mas deve haver respeito! Até já li uma pretensa critica dizer que quer explicações plausiveis. A mesma que diz que as passagens de mão a tempo de João Moura Caetano são passinhos de alta escola. É uma tal de Patricia peixinho ou carapau e como pode ela escrever se nem sabe ver e saber o que azem os cavaleiros? Alguem lhe ensine ou que passe uns tempos em casa do Moura Caetano e aprenda para não escrever baboseiras. O Salgueiro é parvo mas é um bom toureiro. Não tanto como o Vitor Ribeiro e não chega oas calcanhares do Moura mas há que ter tino no que se diz e escreve. Mas este país tem merda a mais e se a vendessem estavamos ricos!

Anónimo disse...

E o que trará a anunciada segunda parte da entrevista de Salgueiro? A Sandra quererá adiantar-nos? De quem se queixa agora? O jornal Olé aproveita e vende mas o que será que ele diz? Que a culpa é d quem desta vez?

Anónimo disse...

Até o Alovarenga aqui vem? Isto esta a cair em desgraça ou em site de bebados...O Bronze? A maior aberração da natureza e que é defendido com unhas e dentes pelo Alvarenga? Quem defende Guaranis e Bronzes pode chamar palhaço ao Salgueiro?

Anónimo disse...

Mas não vêem k o palhaço do Alvarenga só chamou palhaço ao Salgueiro pk tava f***** por ele ter dado a entrevista ao jornal rival?? E tb tava com os copos, mas isso pouco conta.
A verdade é k Salgueiro teve o acto+louco k já vi.Mas tb cravou1dos melhores ferros k vi na vida, aquele em que aguentou junto às tábuas com a Cristina...
Mas e já pensaram se o Salgueiro sai após o 1o quite,em que saiu limpo??K diriam então da sua actuação??!??

Anónimo disse...

Um bocadinho de calma e lucidez para avaliar as coisas por vezes é o que faz falta.
Vamos lá pensar então um bocadinho pois Deus dotou-nos de cérebro e de raciocinio para o podermos usar...
1º Como foi a 1ª actuação de João Salgueiro??? DAS MELHORES DESTA TEMPORADA!!! E não só foi a melhor das suas actuações, mas como das melhores de todos os cavaleiros... verdade???
Que o Salgueiro é um bocadinho tonto também é do conhecimento público... verdade???
Então... porquê enaltecer o acto irreflectido ou lá o que foi em vez da brilhante actuação que teve?
Que ele teve uns grandes "cojones" ai lá isso teve.... e esquecem-se que se ele não calha a ser colhido, era O MAIOR!!! Estaria com ceretza nas luzes da ribalta e toda a gente aplaudia... até aoposto que lhe valeria a saída em ombros pela porta grande do Campo Pequeno... mas aconteceu assim... fazer o quê agora?
Arranjem mas é outra coisa com que se entreter porque Salgueiro tem provas mais que dadas daquilo que é, do cavaleiro que é e daquilo que é capaz... por isso, ou o "amam" ou o "odeiam" mas isso será independentemente do que se passou nesta corrida... por isso, um conselho vos deixo: arranjem outra ocupação, porque este tema já está gasto!

Anónimo disse...

GRANDE JOÃO SALGUEIRO!!!!!!!!
ÉS O MAIOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Essa tal Patricia Sardinha... ou peixinho ou carapau como diz o amigo anónimo... tem ainda muito que aprender e muito que crescer!!!
João Salgueiro é um cavaleiro consagradissimo, uma mas primeira figuras do toureio!!! Essa tal pseudo-cronista... quem é???

Anónimo disse...

Bem...isto no fim-de-semana andou adormecido mas hoje...vai lá vai....a malta não se cansa. Eu cá por mim fico chateada com o Salgueiro!!Ahhh pois fico. Por causa dele ninguém ligou às fotos das belas moças desta corrida. Bolas!!!!

Anónimo disse...

Se houvessem mais toureiros com a raça e com o saber de João Salgueiro a nossa festa estava bem melhor!
Salgueiro és o Maior!!!

Anónimo disse...

La diplomacia consigue más triunfos que los cañones!

Anónimo disse...

Se houvesse mais palhaços como o Salgueiro o circo estava melhor.Se o Bronze for aí á Tertulia como foi o Salgueiro,também passa a ser o mais votado?

Anónimo disse...

Agora é que disse tudo sr.anónimo das 16:57!!!

Não é por serem nossos amigos que são os melhores!!!!

Comportamentos como o Salgueiro teve não dignificam, em nada, a festa!

Como se diz na gíria,saiu-lhe o tiro pela colatra! foi pena eu ter que assistir a momentos de circo foleiro,quando comprei bilhete para ver uma corrida de touros.

Anónimo disse...

DIVINAIS esses comentários de gente entendida e muito ofendida com a atitude do Salgueiro!!!
Eu sinto-me muito mais ofendido, por exemplo, por não ter visto o Rui Salvador Tourear pois PAGUEI o meu bilhete para o ver tourear 2 TOIROS e afinal só toureou 1 porque não havia mais!!!!
O Salgueiro defraudou-os em quê??? Não toureou duas lides completas? Uma delas até a melhor desta temporada... ou será que são os "senhores" que lhe sentem as dores??? Ganhem tinos... de qualquer forma, tenho a certeza que o JOÃO SALGUEIRO AGRADECE A PUBLICIDADE GRATUITA QUE ANDAM A FAZER AO NOME DELE!!!!!!!!!!

Pedro M. Cardoso disse...

Os quadros de votações deste blog são de livre acesso a qualquer visitante, cabe a quem nos visita, eleger a sua preferência. (penso que desta forma fica assim esclarecido o nosso anónimo de 4 de Outubro - 16:57)

Já ouvi imensas opiniões sobre a passada quinta feira no Campo Pequeno e respeito todas, na minha opinião pessoal assisti a bons momentos de toureio e destaco como tendo sido de grande nível, a lide de João Salgueiro no seu primeiro toiro.
Tenho pena, e não consigo compreender como é que face a uma lide daquelas, o tema e o motivo de conversa continue a ser a sua atitude no final da lide do seu segundo!!!
Caríssimos aficionados, vocês andam na festa pelo que ela tem de bom ou em busca do quê???

Anónimo disse...

APOIADO Pedro.
A Primeira lide do Salgueiro foi lide de TRIUNFO.
Mas mxm assim já ta na hora de arrumar o assunto Campo Pequeno, noite de 27 de Setembro 2007. A menos que queiram continuar a recordar aquele FERRÃO na Cristina, o tereceiro da série de curtos onde aguentou até ao limite....Só por esse ferro valeu a pena o dinheiro do ingresso