07 abril, 2008

Festival V.Franca de Xira, 05/04/08

Vila Franca de Xira, continua a ter alguns aficionados de solera que fazem justiça ao nome com que esta cidade foi apelidade já há muito tempo: “Sevilla Portuguesa”. Mas são poucos... mas foram esses que se deslocaram à Palha Blanco no passado dia 5 de Abril, para ver os toureiros da terra numa sentida e merecida homenagem a Julio “Pitorrilha” homem que sempre viveu na e para a centenária Praça. Hoje com uma idade já muito avançada, vive na Santa Casa da Misericórdia, mas continua com a praça de Vila Franca no coração. Foi bonito e emocionante ver o público a aplaudir de pé a sua passagem pelo ruedo vilafranquense.
Grande inicio para a Empresa Tauroleve de Ricardo Levesinho, que, apesar do pouco público que afluiu ao tauródromo, deu mostras de grande profissionalismo na forma como organizou todo o espectáculo.
Em praça para lidarem novilhos de Nuno Casquinha(5) e Dias Coutinho(1) estiveram os cavaleiros António Telles que esteve muito bem e Francisco Palha que andou empenhado frente a um manso. Na arte de montes tivemos José Julio que mostrou a raça de um toureiro, mas a acusar os seus 73 anos, Victor Mendes que esteve enorme frente ao 4º da tarde, Ivan Vicente a substituir o anunciado Palomo Linares e que teve uma boa actuação e para finalizar o aluno da Escola de Toureio José Falcão, André Rocha que esteve à altura dos maestros.
No capitulo das pegas estiveram em praça os Amadores de Vila Franca de Xira e foram caras Bruno Casquinha que consumou a sua pega à segunda, fechando-se com determinação à córnea e Diogo Pereira que pegou à primeira, cite bonito, reunindo mal na cara do toiro, mas conseguindo emendar.
.
Texto: Sandra Batalha

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma autentica vergonha o exagerado preço dos bilhetes num festival que seria para encher praça, depois queixam se que não enchem praças...... Com preços daqueles devem pensar que tam no campo pequeno...

Anónimo disse...

Preços caros em Vila Franca? Só se era para aqueles que estavam sempre à espera das borlas e tiveram pela primeira vez de comprar o bilhete. Se 25, 15, 12 e 10 euros são preços caros, vou ali e já venho....QUE MERDA DE COMENTÁRIOS!!!!!!!!!!!!