07 abril, 2008

Montijo, 06/04/08

Decorreu no passado domingo dia 6, na Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos o espectáculo que havia sido agendado para o dia 29 de Setembro do ano transacto, mas que devido ao mau tempo que se fez sentir, foi adiado.
Permaneceu o cartel, alterando apenas os toiros, que desta feita ostentaram ferro e divisa de Engº José Lupi e que de um modo geral deram bom jogo, sendo chamado o ganadeiro à arena após a lide do que foi quinto.
Em disputa nesta tarde estava o troféu para a melhor pega, disputado entre os dois grupos da terra, os Amadores daTertúlia do Montijo e os Amadores do Montijo, sendo que todas a pegas foram consumadas à primeira tentativa.
Pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo foram caras Luís Frieza, Márcio Chapa e Carlos Neto, este último que conquistou o prémio em disputa para a melhor pega da tarde.
Pelos Forcados Amadores do Montijo, foram caras Pedro Santos , Fábio Siquenique e Isidoro Cirne.
Um pormenor sempre agradável de ver e que hoje em dia se torna cada vez mais raro, foi o facto de terem recolhido os toiros a cavalo, trabalho esse efectuado pelo Engº João Lupi e Dr. Pires da Costa.
Em praça estiveram os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, João Moura, Ana Baptista, Gilberto Filipe, Alvarito Bronze e o praticante Manuel Lupi.
De salientar que no final da corrida saiu à praça um novilho da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho para que prestassem provas para bandarilheiros profissionais os jovens António Maria Soller Garcia e Mário Luís Costa Ferreira pelas mãos dos veteranos Pedro Gonçalves e Carlos "Biscainho".
.
Texto: Sandra Batalha

8 comentários:

Anónimo disse...

Bronze triunfou.....à sua maneira claro....
Conheço o Bronze há alguns anos já.....e nunca o ouvi dizer que queria ascender a um lugar de topo no escalafon, antes queria tirar a alternativa, na prça da sua terra, tendo o amigo Moura como padrinho e o amigo Pablo como testemunha e que a partir daí provavelmente iria pendurar o fato dos sonhos.... De facto a alternativa foi uma realidade, apesar de no cartel não ter constado Pablo Hermoso.....
Ontem Bronze voltou a pisar a Monumental da sua praça, e deu a volta como pode ao toiro que lhe calhou em sorte, e repito calhou em sorte, não andou pelo campo a escolher toiros como outros pretendentes a figura fazem.... Cravou os compridos num lazão oferecido pelo Moura 3meses antes da alternativa, sacou piruetas, mudou de montada e apesar das poucas noções da arte de tourear teve preparações bonitas, com o cavalo a dar a cara, e alguns ferros cravados bem ao estribo. saiu da praça feliz por marcar presença naquela que havia sido agendada como a Corrida Oficial da Comemoração dos 50 anos da Monumental Amadeu Augusto dos Anjos e concretizar uma lide limpa e sempre acompanhado do público da sua terra.
Parabéns Bronze, pelo teu bom coração.....

Anónimo disse...

Parabéns ao Bronze.....Afinal a sua lide não foi escandalosamente má, como muitos querem fazer parecer, sacou piruetas, preparou as sortes sacando alguns "moletazos" e desplantes e cravou ferros de boa nota.
E Parabéns sobretudo a João Pedro Bolota pela sua política de preços "baixos", assim se criam aficionados!! Enahorabuena torero

Anónimo disse...

Parabéns ao Bronze, ao BOLOTA e sobretudo ao Moura. Esta sim foi a lide da tarde, neste que era, este sim o pior do lote. O Maestro teve de inventar lide onde não se vislumbrava.....

Anónimo disse...

Concordo com tudo excepto nos parabens ao Bolota pois ele nada teve aver com a organização desta corrida. Os sócios separaram-se e cada um alternadamente dá uma corrida. Esta foi dada pelo Sr Abel Correia.

Anónimo disse...

o sr Abel Correia é que tinha programado verdadeiramente esta corrida, sim sr, como corrida de comemoração dos 50anos da Amadeu dos Anjos... Mas os preços não eram estes...............e nisso quem mandou foi o Bolota com a política dos preços "baixos".....O seu a seu dono. Mas no fundo quem ganhou foi o público e a festa, com a casa cheia que se registou...

Anónimo disse...

cagou e disse lol

Anónimo disse...

o "cagou e disse" tava bem era com eles entalados numa porta de ferro.......

Anónimo disse...

cagou e disse lol