17 junho, 2008

COMUNICADO/CONVITE

COMUNICADO/CONVITE DA COMISSÃO EXECUTIVA DO MONUMENTO AO FORCADO

É intenção da Comissão Executiva do Monumento ao Forcado, levar a efeito um espectáculo evocativo dos que em tempos se faziam em Lisboa, no Rossio - os toiros eram toureados de capa, bandarilhados e pegados. Não havia cavaleiros.
Esta iniciativa tem como finalidade angariar fundos para a construção do projectado Monumento ao Forcado em Lisboa,capital do País, junto à nossa praça de toiros mais importante - Campo Pequeno.
Será simultaneamente, a homenagem que o Forcado, figura ímpar da nossa Tauromaquia e símbolo da valentia lusa, merece.

Serão recriadas pegas há muito caídas em desuso: gaiola; sopé; quebra-da-mão ou meia-volta; ponta-do-capote e pega de costas. A casa da guarda também é lembrada.
Incluirá também um concurso de pegas de cernelha ou de volta, com prémios para o melhor conjuto, para o melhor cernelheiro e para o melhor rabejador.

Será em Santarém, capital da província onde nasceu o Forcado e se formou o Grupo de Forcados mais antigo e de maior pretígio de Portugal que, em Outubro, durante a tradicional Feira da Gastronomia, se irá realizar o evento.

A Celestino Graça, Monumental de Santarém e "BERÇO DO FORCADO", merece bem esta distinção.

Iremos convidar os Grupos de Forcados a colaborar e daremos conhecimento deste acontecimento à ANGF.

CONVITE AOS GRUPOS DE FORCADOS
Em seguimento do Comunicado que emitimos, vimos convidar o vosso Grupo de Forcados a colaborar no espectáculo que pretendemos realizar e nele descrito.
A sua organização,além de trabalhosa,é morosa sendo preciosa, a vossa presença. Assim, caso queiram colaborar neste espectáculo, esperamos que até ao fim de Junho deem a conhecer essa disponibilidade para:

Comissão Executiva do Monumento ao Forcado - Rua Capitão Humberto de Ataíde - nº 1 - 3º frente - 1170-071 Lisboa Tel. 218150940

e-mail: antonio.lucio@iol.pt
TM. 966627159 (Chaubet)
A COMISSÃO EXECUTIVA DO MONUMENTO AO FORCADO

Sem comentários: