29 abril, 2008

Divulgação

Vila Franca de Xira

De 2 a 4 de Maio de 2008
Programa da Festa de Campo da Lezíria e do Cavalo no Cabo das Lezirias
...
Dia 2 de Maio (Sexta-Feira)
Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira:
09H30/17H30 -> Jornadas Técnico-Científicas de Medicina Veterinária;
Cabo da Lezíria:
10H00/13H00 e 14H30/16H30 -> Jornada de divulgação e Hipoterapia- “O Cavalo para Todos”, Animadores (Malabares, Modelagem de Balões, Andarilhos, Mimos e Monociclistas) -Trupilariante (Picadeiro);
19H00 -> Inauguração oficial do Certame e da Exposição:“Retrospectiva de Vila Franca de Xira - duas margens, uma ponte,o homem e o cavalo” (Pavilhão 2);
20H00 -> Cavalhadas (Picadeiro), Animação musical Itinerante: Estudantina Académica do ISEL e EST'ES La Tuna Feminina;
22H00 -> Prova das Seis Barras (Picadeiro);
23H00 -> Espectáculo de Sevilhanas "Luna Triana"(Pavilhão 3);
23H00 -> Encerramento da Exposição;
24H00 -> Largada de Toiros (Tentadero);
02H00 -> Encerramento;
...
Dia 3 de Maio(Sábado)
Cabo da Lezíria:
10H00 -> Romaria a Nossa Senhora de Alcamé e Bênção dos Romeiros;
10H00 -> Abertura da Exposição(Pavilhão 2);
12h00 -> Aula Prática de Toureio (Tentadero);
15H00 -> Picaria e demonstração de toureio a cavalo(Cavaleiro Amador "Miguel Pagamim" seguido de treino do Grupo de Forcados Amadores de Alenquer (Picadeiro);
16H00 ->Animação Musical Itinerante "Pilha Galinhas";
17h00 -> Concurso do Poldro Mamão -Pré-Selecção (Picadeiro);
19H00 -> Horseball - Prova do Campeonato Nacional de Masters (Picadeiro);
20H00 -> Animação Equestre - Rodrigo Torres;
20H30 -> Animação Musical Itinerante: Tuna Médica;
21H00 -> Demonstração Campera de uma ferra de novilhas com a participação do Grupo de Forcados Amadores de Alenquer (Tentadero) e demonstração Equestre por Rodrigo Torres;
22H00 -> Espectáculo de Fado de Vila Franca(Pavilhão 3);
23H00 -> Encerramento da Exposição;
24H00 -> Fogo-de-Artifício no Rio Tejo;
00h30 -> Espectáculo Musical "Banda Decor"(Pavilhão 3);
02H00 -> Encerramento;
...
Dia 4 de Maio(Domingo)
Cabo da Lezíria:
10H00 ->
Abertura da Exposição;
10H30 -> Derby Atrelagem - Prova do Campeonato Regional ( Picadeiro);
11H30 -> Aula Prática de Toureio ( Tentadero);
14H30 -> Final do Concurso do Poldro Mamão - Atribuição do prémio“Campeão da Festa” ( Picadeiro);
16H00 -> Animação Musical Itinerante: Animatuna de Lisboa;
17H00 -> Horseball - Provas do Campeonato Nacional de Masters e Challenge (Picadeiro);
...
Praça de Toiros "Palha Blanco":
17H00 ->
Corrida de Toiros(Grandioso Concurso de Ganadarias
20H00 -> Encerramento do Certame.

21 abril, 2008

Divulgação Taurina

Feira da Ascenção na Chamusca
.
A Empresa Toiros & Tauromaquia, Lda. fez já a apresentação dos cartéis que irão integrar na castiça Feira da Ascenção na Chamusca. .
Dia 1 de Maio, pelas 17h - Tradicional Corrida Mista
Toiros de São Marcos(3) e Sta. Maria(4)
António Ribeiro Telles
Manuel Telles Bastos
António João Ferreira
Nuno Casquinha
Forcados Amadores do Aposento da Chamusca
.
Dia 3 de Maio, pelas 22h - Concurso de Ganadarias
Toiros de Mª Guiomar Cortes Moura, Jorge de Carvalho, Paulo Caetano, José Luis V. Souza d'Andrade, Rio Frio e Fernando Palha
João Salgueiro
Pedro Salvador
João Moura Caetano
Forcados Amadores de Santarém e Aposento da Chamusca

18 abril, 2008

Campo Pequeno 17/04/2008

O Campo Pequeno reabriu oficialmente ontem as suas portas para mais uma temporada.
Desta feita foram lidados 6 toiros, de belissima apresentação de Francisco Romão Tenório, mas que se revelaram mansos, sem casta e sem transmissão.
Em praça os cavaleiros Luís Rouxinol que deu o que tinha e podia frente aos do seu lote, Pablo Hermoso que deixou muito a desejar na sua passagem pela capital, não arriscando nem se conseguindo sobrepor aos seus oponentes e, a rematar, João Moura Jr. que teve duas lides agradáveis, ao seu estilo.
As pegas estiveram a cargo dos Amadores de Santarém, Évora e Vila Franca de Xira.
..
No intervalo da corrida houve ainda lugar à entrega dos Galardões Campo Pequeno 2007 que foram distribuídos da seguinte forma:
Melhor cavaleiro: Pablo Hermoso de Mendoza
Melhor matador: Enrique Ponce
Melhor novilheiro: Manuel Dias Gomes
Melhor cavaleiro praticante: João Telles II
Melhor Forcado: Bernando Patinhas, dos Forcados Amadores de Évora
Melhor Grupo de Forcados: G.F.A. Vila Franca de XiraMelhor bandarilheiro: Pedro Paulino
Melhor peão de brega: Diogo Vicente
Melhor toiro: “Brazão” (Pinto Barreiros, lidado em segundo lugar, na corrida de 17 de Maio, pelo cavaleiro João Salgueiro)
Melhor ganadaria: Pinto Barreiros
Galardão prestigio: A titulo póstumo ao cavaleiro João Branco Núncio
..
Texto: Sandra Batalha

14 abril, 2008

Associação Cultural “ A Poisada do Campino”

CONVOCATÓRIA
Ao abrigo dos Estatutos e Regulamento Geral Interno, eu, Jorge Moniz da Maia Ortigão Costa, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Cultural “A Poisada do Campino”, convoco todos os sócios da Associação para se reunirem em Assembleia Geral, no dia 23 de Abril de 2008 pelas 21:00h no Auditório do Vale Verde, sito no Pátio do Vale Verde em Azambuja.
Mais se informa que não havendo quórum deliberativo à hora marcada (por não se encontrarem presentes mais de metade dos sócios), a Assembleia reunirá em segunda convocatória trinta minutos após a hora marcada, com qualquer número de sócios presentes.

Ordem de trabalhos
Ponto 1: Apresentação discussão e votação das contas referentes ao exercício da anterior comissão administrativa
Ponto 2: Informação e parecer do Conselho Fiscal acerca das contas de 2007 e 1º trimestre de 2008, referentes ao exercício da actual direcção.
Ponto 3: Apresentação, discussão e votação das contas de 2007 e do 1º trimestre de 2008, referentes ao exercício da actual direcção.
Ponto 4: Alienação de património.
Ponto 5: Informações.
Obs. Entrega dos cartões de sócios e pagamento de quotas.

O Presidente da Mesa da Assembleia-geral
Jorge Moniz da Maia Ortigão Costa

09 abril, 2008

Divulgação Taurina

CAMPO PEQUENO
17 de ABRIL de 2008 às 22h00
.
O Campo Pequeno inaugura a temporada no dia 17 de Abril, às 22h00, com um cartel digno da “Catedral do Toureio a Cavalo”, ou seja, um cartel de máxima categoria.
.
Integram este cartel três artistas que já saíram em ombros no novo Campo Pequeno e pelos quais os aficionados portugueses nutrem especial carinho e respeito: Luís Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Júnior.
.
Três grupos de forcados amadores com um riquíssimo historial integram também o cartaz da inauguração da temporada de Lisboa: Santarém, Vila Franca e Évora.
.
Serão lidados seis imponentes toiros de Francisco Romão Tenório.

Divulgação Cultural

DIA DO CAMPINO

.
De há uns anos a esta parte a cidade do Cartaxo, tem vindo a homenagear o "Campino", essa figura tipica do homem do Ribatejo e da nossa cultura.
.
Assim sendo este ano, mais uma vez nos próximos dias 26 e 27 de Abril, o Cartaxo estará em Festa, justamente com o seu "Dia do Campino".
.
Visite-nos!!!



07 abril, 2008

Montijo, 06/04/08

Decorreu no passado domingo dia 6, na Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos o espectáculo que havia sido agendado para o dia 29 de Setembro do ano transacto, mas que devido ao mau tempo que se fez sentir, foi adiado.
Permaneceu o cartel, alterando apenas os toiros, que desta feita ostentaram ferro e divisa de Engº José Lupi e que de um modo geral deram bom jogo, sendo chamado o ganadeiro à arena após a lide do que foi quinto.
Em disputa nesta tarde estava o troféu para a melhor pega, disputado entre os dois grupos da terra, os Amadores daTertúlia do Montijo e os Amadores do Montijo, sendo que todas a pegas foram consumadas à primeira tentativa.
Pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo foram caras Luís Frieza, Márcio Chapa e Carlos Neto, este último que conquistou o prémio em disputa para a melhor pega da tarde.
Pelos Forcados Amadores do Montijo, foram caras Pedro Santos , Fábio Siquenique e Isidoro Cirne.
Um pormenor sempre agradável de ver e que hoje em dia se torna cada vez mais raro, foi o facto de terem recolhido os toiros a cavalo, trabalho esse efectuado pelo Engº João Lupi e Dr. Pires da Costa.
Em praça estiveram os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, João Moura, Ana Baptista, Gilberto Filipe, Alvarito Bronze e o praticante Manuel Lupi.
De salientar que no final da corrida saiu à praça um novilho da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho para que prestassem provas para bandarilheiros profissionais os jovens António Maria Soller Garcia e Mário Luís Costa Ferreira pelas mãos dos veteranos Pedro Gonçalves e Carlos "Biscainho".
.
Texto: Sandra Batalha

Festival V.Franca de Xira, 05/04/08

Vila Franca de Xira, continua a ter alguns aficionados de solera que fazem justiça ao nome com que esta cidade foi apelidade já há muito tempo: “Sevilla Portuguesa”. Mas são poucos... mas foram esses que se deslocaram à Palha Blanco no passado dia 5 de Abril, para ver os toureiros da terra numa sentida e merecida homenagem a Julio “Pitorrilha” homem que sempre viveu na e para a centenária Praça. Hoje com uma idade já muito avançada, vive na Santa Casa da Misericórdia, mas continua com a praça de Vila Franca no coração. Foi bonito e emocionante ver o público a aplaudir de pé a sua passagem pelo ruedo vilafranquense.
Grande inicio para a Empresa Tauroleve de Ricardo Levesinho, que, apesar do pouco público que afluiu ao tauródromo, deu mostras de grande profissionalismo na forma como organizou todo o espectáculo.
Em praça para lidarem novilhos de Nuno Casquinha(5) e Dias Coutinho(1) estiveram os cavaleiros António Telles que esteve muito bem e Francisco Palha que andou empenhado frente a um manso. Na arte de montes tivemos José Julio que mostrou a raça de um toureiro, mas a acusar os seus 73 anos, Victor Mendes que esteve enorme frente ao 4º da tarde, Ivan Vicente a substituir o anunciado Palomo Linares e que teve uma boa actuação e para finalizar o aluno da Escola de Toureio José Falcão, André Rocha que esteve à altura dos maestros.
No capitulo das pegas estiveram em praça os Amadores de Vila Franca de Xira e foram caras Bruno Casquinha que consumou a sua pega à segunda, fechando-se com determinação à córnea e Diogo Pereira que pegou à primeira, cite bonito, reunindo mal na cara do toiro, mas conseguindo emendar.
.
Texto: Sandra Batalha

02 abril, 2008

Divulgação

Triana em Fiesta III

.
Sábado, dia 5 de Abril pelas 23h

Clube Taurino Alenquerense
.
Actuação do grupo Al Hambra
.
Venha dançar e divertir-se!!!!

01 abril, 2008

Tertuliano de Parabéns!

Hoje dia 1 de Abril o nosso amigo Edgar Alexandre comemora mais um aniversário.
A este nosso bom amigo e aficionado de excelência, os nossos sinceros parabéns e votos de que conte muitos e bons anos na nossa companhia.

MUITOS PARABÉNS EDGAR!!!